Os RIVERS OF NIHIL, de regresso com formação renovada, novo álbum e mais brutais que nunca.
Três anos volvidos desde a edição de «The Work», os norte-americanos RIVERS OF NIHIL preparam-se para lançar o seu quinto álbum de estúdio, o homónimo «Rivers Of Nihil», a 30 de Maio via Metal Blade Records. Dez novos temas marcarão este capítulo, que representa tanto um regresso às raízes como uma reinvenção, reflectindo mudanças significativas na formação da banda.
Com dezasseis anos de carreira e cinco álbuns no currículo, os RIVERS OF NIHIL encaram este regresso como um reequilíbrio do seu som. O baixista Adam Biggs, membro fundador, assumiu oficialmente as tarefas vocais em 2023, após a saída de Jake Dieffenbach. A mesma altura marcou a entrada de Andy Thomas (ex-BLACK CROWN INITIATE) como guitarrista adicional e vocalista de apoio. Desta vez, todo o trabalho de produção ficou a cargo de Carson Slovak e Grant McFarland, do Atrium Audio, responsáveis por captar a nova dinâmica da banda num disco que ultrapassa os cinquenta minutos.
Os primeiros sinais desta renovação surgiram a 15 de Junho de 2023 com o lançamento de «The Sub-Orbital Blues», o primeiro single com Biggs na voz principal e Thomas na guitarra e vozes de apoio. Em Outubro do mesmo ano, chegou «Hellbirds», consolidando esta nova fase. Já em 2024, a 29 de Abril, a banda lançou «Criminals» acompanhado de um vídeo-clip. Tanto «Criminals» como «The Sub-Orbital Blues» fazem parte do alinhamento do novo disco.
O primeiro single de 2025, «House Of Light», encapsula a identidade actual do grupo, combinando a complexidade progressiva e a agressividade do death metal com elementos melódicos e inesperados. Segundo Uttley, “este tema encapsula perfeitamente o que fazemos, ao mesmo tempo que oferece uma perspectiva diferente com a nova formação. Tudo o que os nossos fãs adoram está aqui: os riffs, o grande refrão, o progressivo, os solos e até o saxofone. Um verdadeiro exemplo clássico do que somos enquanto banda em 2025.” Além dos membros fixos, «Rivers Of Nihil» conta com várias colaborações, incluindo Patrick Corona no saxofone alto, Stephan Lopez no banjo e Grant McFarland no violoncelo, além de uma série de vocalistas convidados.
Para o guitarrista e membro fundador, «Rivers Of Nihil» sintetiza o que o grupo fez até ao momento, eliminando qualquer excesso e consolidando os estilos que exploraram ao longo dos anos. “Sinto que estas músicas são a mistura perfeita de todos os nossos álbuns, com toda a gordura cortada. Há temas mais técnicos que remetem para «The Conscious Seed Of Light» e «Monarchy», mas com um entendimento mais maduro sobre como estruturar um tema. Há também bastante da experimentação de «Where Owls Know My Name» e «The Work», mas com uma perspectiva renovada para a era actual da banda.”
Desde «Where Owls Know My Name», de 2018, os RIVERS OF NIHIL têm expandido a sua sonoridade além das convenções do death metal progressivo, recusando-se a ser definidos por rótulos estanques. O sucessor, «The Work» (2021), aprofundou essa abordagem, sendo descrito pela Metal Injection como “o álbum mais coeso, ambicioso, meditativo e variado da banda, com um maior peso filosófico e momentos de transcendência.” «Rivers Of Nihil» promete dar continuidade a essa evolução, incorporando as mudanças na formação e as experiências adquiridas ao longo dos anos, sem perderem a identidade que os tornou uma das propostas mais respeitadas do death metal progressivo contemporâneo.
Para promover o novo álbum, os RIVERS OF NIHIL vão embarcar ainda este mês na digressão europeia Aggressive Progressive, onde serão cabeças de cartaz acompanhados pelos CYNIC, BEYOND CREATION e os seus colegas de editora DÅÅTH. Em Maio, a banda regressa aos palcos norte-americanos para mais uma tour de um mês, desta vez com os HOLY FAWN, INTER ARMA e GLACIAL TOMB como bandas de suporte. Já podes conferir a capa e o alinhamento do novo álbum dos RIVERS OF NIHIL em baixo, pré-encomendas e mais informações estão disponíveis no site oficial da banda.
![](https://i0.wp.com/loudmagazine.net/wp-content/uploads/2024/05/Rivers-of-Nihil-2025-LP.jpg?resize=720%2C720&ssl=1)
01. The Sub-Orbital Blues | 02. Dustman | 03. Criminals | 04. Despair Church | 05. Water & Time | 06. House Of Light | 07. Evidence | 08. American Death | 09. The Logical End | 10. Rivers Of Nihil