RANCH SIRONI tinha apenas 32 anos. Devido a esta perda trágica, a digressão europeia anunciada pelos NEBULA para os próximos tempos foram sumariamente cancelados.
Os roqueiros californianos NEBULA estão de luto pela morte do baixista Ranch Sironi, de 32 anos. Como resultado, a banda cancelou toda a digressão europeia anunciada para as próximas semanas, que incluía apresentações em festivais como o Hellfest, Heavy Psych Sounds Fest, Stoomfest e Rock in Bourlon, entre muitos outros.
Até ao momento, não foi revelada qualquer causa para a morte do músico, mas esta é, sem dúvida, mais uma perda tragédia para a banda, que ainda recuperava da morte do baixista Tom Davies, que faleceu de cancro há menos de um ano.
“É com profunda tristeza que anunciamos a morte do nosso querido amigo e baixista Ranch“, escreveram os músicos nas redes sociais. “Devido a esta perda trágica, os Nebula decidiram cancelar a sua próxima digressão europeia. As nossas mais sinceras condolências vão para a família e todos que o conheceram. Agradecemos a vossa compreensão e apoio durante este momento difícil.”
O guitarrista Eddie Glass e o baterista Ruben Romano formaram os NEBULA em 1997, após deixarem os pioneiros do desert rock FU MANCHU, recrutando eventualmente o baixista Mark Abshire para ficarem com uma formação completa. Durante as últimas décadas, o power trio especializou-se na nobre arte de fazer rock pesado encharcado de feedback, incorporando doses liberais de riffagem inspirada nos Black Sabbath, psicadelismo e space rock.
A banda lançou vários EPs antes de começar a gravar álbuns como «To The Center», de 1999, e «Charged», de 2001, nos quais arrastaram para o Séc. XXI uma abordagem expansiva do rock guiado pela guitarra. O resultado soa como uma súmula dos seus antepassados rock, de Jimi Hendrix aos Mudhoney, passando pelos MC5 e The Stooges, como se tivessem sido elevados ao próximo nível de intensidade cerebral.
Em 2017, a banda decidiu relançar os seus três primeiros álbuns através da Heavy Psych Sounds Records. Há muito esgotados, títulos tão icónicos como «Let it Burn», «To The Center» e «Dos EPs» (que inclui os temas originalmente lançados em «Sun Creature», de 1999, e no split com os Lowrider), foram de novo disponibilizados, fazendo chegar o nome do grupo a toda uma nova geração apostado em explorar os sons psicadélicos de outrora.
Durante o Verão de 2020, após 13 longos anos sem gravarem música nova, os NEBULA voltaram finalmente ao activo, não apenas com uma nova formação, mas também com o seu tão esperado novo longa-duração. «Holy Shit» foi aclamado como um “retorno massivo à forma” e, sem perder muito tempo, o poderoso trio lançou o seu mais recente álbum, «Transmission From Mothership Earth», no Verão de 2022.