RAMMSTEIN

RETROVISOR: RAMMSTEIN, «Weisses Fleisch» @ Rostock, Alemanha, 27.08.1994 [vídeo]

Esta filmagem de um concerto em 1994, num clube minúsculo, prova que, mesmo antes de terem a sua gigantesca produção de palco, os RAMMSTEIN já arrasavam.

Os RAMMSTEIN são famosos pelos seus bombásticos espectáculos ao vivo, que incluem adereços de palco gigantescos, acrobacias e efeitos especiais (leia-se: muitas chamas). Actualmente, a identidade da banda tornou-se inseparável das actuações massivas e com muita pirotecnia. No entanto, embora hoje seja difícil imaginar um mundo pré-«Du Hast», a verdade é que ele existiu, e os primeiros concertos da banda começaram de uma forma muito, mesmo muito diferente.

Isso é por demais evidente no vídeo disponível em baixo, que mostra os RAMMSTEIN a tocarem o tema «Weisses Fleisch» num clube minúsculo, localizado na cidade de Rostock, na Alemanha, em Agosto de 1994… Ou seja, pouco mais de um ano antes do lançamento do álbum de estreia, «Herzeleid». Verdade seja dita, mesmo que o palco seja muito menor, ainda é possível ver algumas das mesmas coisas que se esperam de uma actuação da banda nos dias que correm.

Com apenas um ano de existência, os RAMMSTEIN já usavam tanta luz quanto possível, contavam com os préstimos de um dançarino e, claro, usavam alguma pirotecnia. A principal diferença é que a banda – e são todos os mesmos membros, já que nunca mudaram de formação desde os primeiros passos em 1994 – é muito mais jovem.

Dito isto, apesar da qualidade sofrível da gravação, parece-nos que, mesmo que a identidade e o som da banda ainda não estivessem totalmente refinados, o vocalista Till Lindemann já tinha aperfeiçoado o seu estilo característico de barítono. O que, convenhamos, não deixa de ver impressionante e um lembrete de que mesmo os terríveis deuses do sexo alemães tiveram de começar em algum lugar.

Facto curioso: estas imagens foram captadas para inclusão no documentário ACTUNG! WIR COMMEN. Und Wir Kriegen Euch Alle. do realizador alemão Carl G. Hardt e foi criado, essencialmente, como uma sequela de flüstern & SCHREIEN, de 1988. Inicialmente flüstern & SCHREIEN 1988/1994 – Feeling B und Sandow – zwei Ostberliner Bands zwischen Vergangenheit und Gegenwart, essa primeira versão acabou por ser transmitido apenas duas vezes. A primeira, a 1 de Maio de 1995, no MDR e a segunda, e última, a 12 de Junho de 1995 no ORB.

Os primeiros quarenta minutos do documentário consistiam numa compilação do filme de 1988, com a segunda parte a focar-se no desenvolvimento dos Feeling B e Sandow após a queda do Muro de Berlim, assim como na fase de criação dos RAMMSTEIN. Três anos depois da estreia televisiva, Hardt voltou da Bolívia, descobriu que os industrialistas berlinenses se tinham tornado um fenómeno mundial e deitou mãos à obra para criar um remake com o objectivo de chegar aos cinemas, mas encontrou rapidamente problemas com o management da banda.

Consta que os RAMMSTEIN exigiram a inserção dos anos exactos do material mostrado, causando assim uma perturbação na narrativa e, portanto, a discordância imediata de Carl. Embora proibido de exibi-lo, o realizador acabou por mostrá-lo após a morte de Christoph Zimmermann, o ex-baixista dos Feeling B, a 9 de Novembro de 1999. Após mais de um ano a editar entrevistas e filmagens de um espectáculo de homenagem ao músico, em 2001 o filme estreou em alguns cinemas selecionados e o realizador acabou por ser processado pela banda.

O caso acabaria por ficar resolvido apenas em 2008, com Carl G. Hardt a ceder e a apagar todas as cenas que envolviam os RAMMSTEIN, substituindo-as com material inédito dos Sandow, Santa Clan, Cultus Ferox e Brain Drain. A versão “censurada” foi lançada em DVD e, em 2014, o material dos RAMMSTEIN foi disponibilizado na íntegra com o título Achtung! Wir kommen. – The Rammstein Story.