[R.I.P.] Lou “L.A.” Kouvaris | 20.04.1954 — 28.03.2020

A pandemia de COVID-19 começou por fazer baixas nas digressões internacionais, mas agora começa a passar para um nível mais grave, a saúde dos próprios artistas. Depois de algumas notícias sobre músicos afectados pela doença, como Chuck Billy, dos TESTAMENT, ou Will Carrol, dos DEATH ANGEL. Agora o nível de gravidade aumenta com a morte de Lou Kouvaris, guitarra ritmo dos norte-americanos RIOT, que gravou com o grupo o seu álbum de estreia, «Rock City», em 1977, saindo antes ainda de captarem «Narita», trabalho maior do grupo. O anúncio foi feito através do Facebook da própria banda, hoje denominada RIOT V. “O Lou tocou no primeiro disco dos Riot e tocou diversas vezes com a actual formação, éramos família, pode ler-se.

Lou Kouvaris e Rick Ventura, guitarrista que o sucedeu nos RIOT, onde permaneceria até meados dos anos 80, tinham-se reunido recentemente, formando os RIOT ACT, um grupo onde tocavam temas dos primeiros discos dos RIOT. Kouvaris tinha feito uma digressão japonesa com os RIOT V e daí surgiu a ideia de um grupo mais permanente, tendo mesmo referido, em Agosto passado, planear um álbum de estúdio. Importa recordar que o grupo norte-americano, que teve o seu trabalho de 1988, «Thundersteel», editado por cá, teve um percurso errático, fruto de problemas internos e editoriais.

Após o sucesso de «Narita», em 1979, ainda gravaram outros discos importantes, mas foram perdendo o brilho, tendo o vocalista Guy Speranza abandonado a banda em 1981 por discordar do tipo de letras. Isso, associado a problemas editoriais, agravou os problemas internos. Em 1988, com «Thundersteel», ganharam novo fôlego e quebraram um hiato de cinco anos sem editar. Com o falecimento de Mark Reale, guitarra solo e membro fundador, o grupo viu-se obrigado a mudar o nome para RIOT V. Curiosamente, também os dois vocalistas mais emblemáticos da banda já faleceram, Speranza em 2003 e Rhett Forrester em 1994. Neste momento, o membro mais antigo do grupo é o baixista Don Van Stavern, que entrou para os RIOT em 1986, onze anos após a sua formação.