Cynthia Albritton nasceu a 24 de Maio de 1947 e, segundo um comunicado da família, faleceu a 21 de Abril deste ano. O nome pouco dirá aos mais desatentos, mas se a isso se juntar o termo “Plaster Caster”, algumas mentes irão certamente erguer o sobreolho. A artista plástica tornou-se conhecida pelas suas esculturas de pénis de músicos famosos feitas entre o fim dos anos 60 e princípios dos 70s. Na realidade nunca viria a parar de fazê-las, mas aquela fase artística inicial, será a que mais tocou a história do rock’n’roll e a fez ganhar outra dimensão. Originalmente, diz-se que a ideia surgiu a partir de uma conversa entre a artista e Frank Zappa, com o músico a apreciar o conceito e a apresentá-lo a outros artistas seus conhecidos. O primeiro homenageado foi Jimi Hendrix, a 25 de Fevereiro de 1968. A arte de Cynthia, uma groupie “em recuperação”, como ela própria se viria a definir, consistia em mergulhar o pénis erecto do músico numa solução de alginato, esperar que este perdesse “a forma”, e com o resultado obtido, produzia então uma escultura em gesso do dito órgão. Eram outros tempos, naturalmente, em que a liberdade artística tinha outras permissões.
A lista de esculturas masculinas, chegou aos 78 nomes, com o último datado já deste ano de 2022. A partir de 2000, a artista resolveu também imortalizar mulheres, fazendo esculturas de seios, acabando mesmo por produziu um total de 34 modelos. Entre os artistas assim imortalizados estão membros dos MC5, FOGHAT, THE KINKS, JOURNEY, THE BEACH BOYS, THE LOVIN’ SPOONFUL, LOVERBOY, MINISTRY, DEAD KENNEDYS, BUZZCOCKS e KILLING JOKE, entre muitos outros. A artista acabaria mesmo pode ser imortalizada no tema «Plaster Caster», do álbum «Love Gun», dos KISS, embora nunca tenha “retractado” nenhum membro do grupo. “The plaster’s gettin’ harder and my love is perfection / A token of my love for her collection” é a frase que a imortaliza no tema. A música, com os anos, viria mesmo a perder a sua electricidade, tornando-se numa versão acústica, com menos ímpeto. Este seria apenas o primeiro de muitos temas que a arte de Cynthia viria a inspirar, entre eles «Nanny Boo», de LE TIGRE, «Five Short Minutes», de Jim Croce, e «The Penis Song», dos MOMUS. Em 2000, Cynthia conseguiu pela primeira vez ter a sua própria exposição sobre glórias do rock e, posteriormente, foi alvo de dois documentários: ‘Plaster Caster’, que foi realizado por Jessica Everleth, e ‘My Penis And I’, produzido pela BBC em 2015.