QUEENS OF THE STONE AGE

QUEENS OF THE STONE AGE: Cancelam todos os concertos de 2024, incluindo as participações em festivais

O Josh não tem outra escolha senão prioritizar a sua saúde”, explicam os QUEENS OF THE STONE AGE num breve comunicado.

Os QUEENS OF THE STONE AGE cancelaram todos os concertos que ainda tinham agendados em 2024 para que o vocalista e guitarrista Josh Homme possa “prioritizar a sua saúde” após ter sido submetido a uma cirurgia de emergência recentemente. Numa publicação divulgada nas redes sociais da banda, pode lser-se: “Os Queens Of The Stone Age lamentam ter de anunciar o cancelamento e/ou adiamento de todos os concertos em 2024.

O Josh não tem outra escolha senão prioritizar a sua saúde e ticar a receber todos os cuidados médicos essenciais ao longo do resto deste ano. Tanto o Josh como toda a família QOTSA estão muito agradecidos pelo vosso apoio e pelo tempo que conseguimos passar juntos ao longo do último ano. Esperamos ver-vos a todos novamente em 2025.

Recorde-se que, há umas semanas, os QUEENS OF THE STONE AGE já tinham cancelado também todos os concertos da sua digressão europeia marcados para Julho e Agosto de 2024, incluindo a sua actuação no CA Vilar De Mouros. No ano passado, Josh Homme revelou que tinha sido diagnosticado com cancro em 2022 e que tinha passado por um tratamento bem-sucedido, mas não especificou que tipo de cancro tinha enfrentado.

Os QUEENS OF THE STONE AGE apresentaram-se pela última vez ao vivo a 6 de julho em Milão, Itália, após cancelarem a sua participação no AMA Music Festival na noite anterior devido a uma doença não especificada. A banda estava em digressão pela Europa como parte da longa The End Is Nero Tour, que tinha passagem pelo CA Vilar de Mouros, que este ano decorre ao longo de quatro dias, entre 21 e 24 de Agosto. Na bagagem, a banda fundada por Josh Homme após a separação nos lendários KYUSS trazia consigo muitos clássicos e, claro, também o seu mais recente álbum, «In Times New Roman…», lançado em 2023.

Os QUEENS OF THE STONE AGE emergiram da cena stoner rock underground da década de 1990 para se tornarem uma das principais bandas de heavy rock do Séc. XXI, uma transição desencadeada pelo lançamento do seu segundo álbum, intitulado «Rated R», em 2000. Reflexo de uma imersão obscura em excessos químicos, o LP mostrou a grande habilidade dos QOTSA para combinarem guitarras sujas com psicadelismo, numa mistura bastante adequada para o deserto que, nessa altura, ainda rodeava o vocalista, guitarrista e principal compositor Josh Homme.

Ao longo dos anos, Homme permaneceu como o único elemento constante na formação inconstante dos QUEENS OF THE STONE AGE, que tratou de ancorar o grupo enquanto músicos convidados circulavam a seu belo prazer pelo estúdio e pelos palcos. Por exemplo, a presença de Dave Grohl no muito elogiado LP «Songs For The Deaf», de 2002, ajudou a levar a banda a um público mais amplo nos Estados Unidos e colocou-a na vanguarda do rock pesado.

Com o lançamento de «…Like Clockwork», em 2013, os QOTSA viram-se de volta ao seu estatuto indie e, simultaneamente, transformou-se no seu primeiro álbum a chegar número um das tabelas de vendas do outro lado do Atlântico. Josh Homme inalterada o mesmo quinteto nos dois álbum mais recentes da banda «Villains» e «In Times New Roman…». O mais recente, do ano passado, foi produzido por Mark Ronson e mostrou-os a explorarem novos tons e texturas da sua paleta sónica.