PHIL ANSELMO

PHIL ANSELMO quebra o silêncio e fala pela primeira vez sobre o regresso dos PANTERA

“Tenho a certeza que o VINNIE PAUL e o DIMEBAG gostariam que fizéssemos isto”, declara PHIL ANSELMO na sua primeira entrevista desde o regresso ao activo dos PANTERA.

Mais de um ano depois, o vocalista PHIL ANSELMO falou pela primeira vez publicamente sobre o retorno dos PANTERA aos palcos. A banda norte-americana, cuja formação fica completa com Rex Brown no baixo, Zakk Wylde e Charlie Benante na bateria, passou o último ano a actuar pelo mundo em nome próprio e a encabeçar vários festivais importantes na América do Norte, na América do Sul e na Europa.

Com o regresso a ser anunciado em Julho de 2022, segundo a Billboard, a nova formação dos PANTERA recebeu o aval da família dos dois fundadores da banda, o baterista “Vinnie Paul” Abbott e o guitarrista “Dimebag” Darrell Abbott, bem como de Brown, que, em 2021, tinha dito que Wylde não tocaria com o grupo se houvesse uma “reunião”. Até ao momento, ainda não está claro o que fez ele mudar de ideias.

Esta semana, Anselmo e Brown falaram sobre o regresso dos PANTERA aos palcos num episódio do “The Metallica Report”, um podcast recentemente lançado que oferece actualizações semanais sobre a banda de Hetfield e Ulrich. “É empoderador. E é incrivelmente bonito sentir tanto amor quando estamos em cima do palco”, começou por dizer o PHIL ANSELMO. “Hoje em dia, é nisso que eu e o Rex nos concentramos. Quando éramos mais jovens, estávamos em guerra e, no palco, estávamos apenas com raiva e em guerra. Agora, posso concentrar-me em cantar as malditas músicas e isso é um alívio. Já não preciso de partir o corpo em pedaços.

Mais adiante na conversa, quando o entrevistador sugeriu que, em 2023, os PANTERA têm “o espírito do Vinnie Paul e do Dimebag dentro deles“, PHIL ANSELMO disse: “Tudo o que vos posso dizer é que tenho a certeza que o Vinnie e o Dime gostariam que fizéssemos isso, sem dúvida. Eles gostariam que a marca e o legado dos PANTERA continuassem. E não sei em que é que vocês acreditam, mas, às vezes, gostamos de pensar que os dois velhotes estão a olhar para nós, dando-nos a sua aprovação.” Podes ouvir a entrevista na íntegra no player em baixo.

Recorde-se que, durante o espectáculo dos recém-reformados titãs do metal no primeiro dia da edição inaugural do EVIL LIVE FESTIVAL, os PANTERA contaram com a ajuda de Max Cavalera, dos SOULFLY, e Wolfang Van Halen, dos MAMMOTH WVH, numa empolgante interpretação da incontornável «Walk». Os dois músicos — acompanhados por Mike DeLeon, o actual guitarrista dos SOULFLY — pegaram nos microfones e gritaram a letra imortal do tema de «Vulgar Display Of Power», enquanto PHIL ANSELMO e companhia serviram a segura descarga que tem caracterizado as suas actuações desde que regressaram ao activo.

A primeira noite do EVIL LIVE FESTIVAL marcou o regresso dos gigantes texanos PANTERA a Portugal. Apoiado num alinhamento recheado de clássicos, o grupo proporcionou uma oportunidade única para testemunharmos a força dos riffs e do groove de temas incontornáveis da história do metal, como são os  «Cowboys From Hell»«A New Level» ou «Walk», que soma já mais de 200 milhões de streamings só no Spotify.

Os números não espantam. Os PANTERA são universalmente considerados uma das maiores bandas de metal de todos os tempos. O quarteto originalmente criado pelos irmãos “Dimebag” Darrell e “Vinnie” Paul Abbott alcançou rapidamente um sucesso enorme à escala global nos anos 90, com múltiplos álbuns de ouro e platina, digressões esgotadas, prestações ao vivo ferozes, e quatro nomeações para os Grammy®.