Os veteranos holandeses do death metal PESTILENCE vão lançar o nono álbum de estúdio, intitulado «Exitivm», a 25 de Junho pela Agonia Records. Neste álbum, o líder e estratega do projecto, Patrick Mameli, optou por escrever o melhor e mais sombrio álbum possível com um ambicioso conceito lírico sobre “dominação global“, “doença mental induzida“, “demónios internos e externos” e “entidades externas maliciosas“. Segundo comunicado de imprensa, «Exitivm» volta a impulsionar novamente a banda para a vanguarda do movimento death metal.
Esse rejuvenescimento, com ênfase em “novas paisagens musicais, mas também riffs doentios e distorcidos“, como afirma o próprio Mameli, não é ocasional. O músico diz que se sentiu inspirado pela turbulência que a humanidade atravessa desde Março de 2020 e, desta vez, aposta numa formação inteiramente holandesa, composta pelo baixista Joost Van Der Graaf (ex-DEW-SCENTED e CREEPMIME), pelo guitarrista Rutger Van Noordenburg (dos BLEEDING GODS) e pelo baterista Michiel Van Der Plicht ( dos do GOD DETHRONED).
À excepção da bateria — gravada pelo próprio Van Der Plicht no seu estúdio caseiro — «Exitivm» foi captado durante um período de dois meses entre Junho e Agosto de 2020 nos Pitchnote Productions. O álbum foi produzido, como todos os álbuns PESTILENCE, por Mameli e co-produzido, gravado, misturado e masterizado por Jory Hogeveen. A arte da capa, que pode ser vista em baixo, foi criada por Michal “Xaay” Loranc, conhecido pelas suas obras de arte para bandas como os NILE, GOD DETHERONED e EVOCATION.