paradise lost

PARADISE LOST: Revelam a “versão 2023” da clássica «True Belief» [streaming]

Aqui está o terceiro tema de avanço para o muito aguardado «Icon 30», dos PARADISE LOST. Toca a identificar as diferenças.

Para comemorar o 30.º aniversário do seu quarto álbum, «Icon», os pioneiros britânicos do metal gótico PARADISE LOST regravaram recentemente disco para um novo lançamento especial, agendado para 1 de Dezembro. Agora, já na sequência de «Widow» e «Embers Fire», a versão regravada de «True Belief», retirada de «Icon 30», pode ser ouvida em baixo. Como foi noticiado anteriormente, as regravações do disco decorreram parcialmente no nosso país.

Numa publicação feita nas redes sociais da banda, os músicos partilharam algumas fotografias captadas nas sessões de gravação, que decorreram nos estúdios Arda Recorders, no Porto, sob a supervisão do muito reputado Jaime Gomez Arellano. Além das linha vocais, de Nick Holmes, a bateria foi também gravada no Porto, onde decorreu o re-amping das guitarras e do baixo. A mistura e a masterização de «Icon 30» ficaram a cargo de Gomez Arellano entre o Reino Unido e o Porto, com créditos de produção divididos entre Gregor Mackintosh, guitarrista e um dos principais timoneiros dos PARADISE LOST, e o talentoso engenheiro colombiano.

O nosso quarto álbum, «Icon», foi lançado em 1993 e, para celebrar o seu 30º aniversário, decidimos então regravá-lo para um lançamento extra especial em vinil. Isto é tudo que podemos partilhar por enquanto em relação a isto, mas fiquem atentos a mais informações e alguns anúncios especiais em breve!“, escreveram os PARADISE LOST nas redes sociais aquando do anúncio. Depois, já a 20 de Julho, a banda britânica confirmou a data de lançamento do disco, que acontece a 1 de Dezembro, e revelou a capa, que pode ser vista em baixo. As pré-encomendas, disponíveis em diversos bundles, já estão disponíveis aqui.

Com a notícia a ser recebida sobretudo com questões por parte da leal base de fãs dos PARADISE LOST, o vocalista Nick Holmes decidiu usar também as suas redes sociais para justificar a decisão de uma forma mais detalhada. “O contrato que assinámos antes da gravação do «Icon» implicava que nunca teríamos de volta os direitos da música ou da arte; por isso, para podermos reeditar nós mesmos o álbum numa altura em que celebra o 30.º aniversário, foi necessário regravarmos a música e refazermos completamente a capa“, desabafou ele.

Resultado, esta regravação não só nos permitiu lançá-lo numa série de edições limitadas em vinil, mas também foi óptima porque nos deu oportunidade de revisitarmos algumas músicas que gravámos há uma vida atrás. Nada pode substituir as gravações originais, esse material é uma parte nostálgica de todas as nossas vidas, mas foi muito divertido revisitarmos mais uma vez aqueles primeiros dias na Music For Nations e, claro, espero que o resultado final mostre isso“. Em baixo, também já podes conferir a capa e o alinhamento completo do disco.

Paralelamente ao lançamento de «Icon 30», os PARADISE LOST vão encetar a ‘Embers Of Europe Tour 2023’ que, durante o Outono, os vai levar numa longa viagem pelo Velho Continente para uma série de atuações que prometem ser memoráveis. A muito antecipada rota celebratória do 30º aniversário do LP «Icon», chega a Portugal a 16 de Dezembro, para uma data única na Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa.

01. Embers Fire | 02. Remembrance | 03. Forging Sympathy | 04. Joys Of The Emptiness | 05. Dying Freedom | 06. Widow | 07. Colossal Rains | 08. Weeping Words | 09. Poison | 10. True Belief | 11. Shallow Seasons | 12. Christendom | 13. Deus Misereatur