paradise lost

PARADISE LOST: Escrita “a sério” só começa após os concertos de 30.º aniversário do «Icon»

“Quando terminarmos a digressão deste ano e começarmos a trabalhar outra vez no álbum, as coisas podem mudar um pouco novamente”, explica AARON AEDY, o guitarrista dos PARADISE LOST.

No início deste mês, Nick Holmes revelou que os PARADISE LOST já estão a trabalhar num novo disco de estúdio, que sucede ao muitíssimo aplaudido «Obsidian», de 2020. Numa conversa com o MetalSide.pl, o vocalista da lendária banda britânica falou brevemente sobre o progresso das sessões de composição e até apontou uma data de edição algures no próximo ano. “Sim, já estamos a trabalhar lentamente num novo disco“, disse ele. “Quando tivermos uma fatia decente de tempo livre, provavelmente vamos conseguir acabá-lo, mas por enquanto ainda não estamos lá. Sendo assim, acho que só vamos ter algo terminado no próximo ano.

Agora, numa nova entrevista ao La Mesa Del Metal, Aaron Aedy, o guitarrista dos PARADISE LOST, ecoou as afirmações do seu parceiro de banda, mas foi ainda um pouco mais específico. “Por enquanto, ainda é muito cedo para falarmos nisso“, começou por dizer o músico. “Quer dizer, só temos as primeiras faixas. E, para ser honesto, mesmo quando chegamos a metade ainda não sei como será a outra metade. Temos uma coisa geral, mas… Até agora, tudo o que fizemos foi trabalho preliminar. Portanto, temos algumas ideias já no sítio, mas quando terminarmos a digressão deste ano e começarmos a trabalhar outra vez no álbum, as coisas podem mudar um pouco novamente“.

Acho que só após fazermos os concertos de aniversário do «Icon» é que vamos dedicar-nos ao processo de composição mais a sério“, explicou o guitarrista. “É possível que tenhamos mais algumas músicas prontas antes disso, mas a verdade é que o Greg [Mackintosh, guitarra] e o Nick preferem escrever quando estão em modo de composiçãoÉ nesses períodos que têm mais tempo livre e, como não estão a pensar em dar concertos nem em nada desse género, tornam-se mais criativos.

Em Maio, numa manobra que surpreendeu muitos fãs, os PARADISE LOST anunciaram a regravação do clássico «Icon» para uma edição especial de 30.º aniversário do clássico de 1993. Nos planos da banda liderada por Nick Holmes e Gregor Mackintosh está uma versão em vinil “extra especial” daquele que foi o seu muito aplaudido quarto lançamento de longa-duração.

Este ano regravámos o «Icon» — o que, na verdade, foi muito divertido de fazer“, explicou Aedy. “Eu adoro revisitar os álbuns antigos porque, obviamente, há sempre três ou quatro músicas que tocámos ao vivo e, depois, há outras pérolas que voltamos a redescobrir e isso dá-me sempre um certo gozo.

Como é do conhecimento geral, o «Icon» marcou um afastamento do som death/doom explorado nos primeiros trabalhos dos PARADISE LOST e foi o último álbum do quinteto a contar com Matthew Archer na bateria. O álbum foi originalmente gravado entre Junho e Julho de 1993 nos Jacob Studios e nos Townhouse Studios, no Reino Unido, produzido por Simon Efemey e editado a 28 de Setembro desse ano.

Recorde-se que a banda vai celebrar também o 30.º aniversário do «Icon» em Portugal, com a ‘Embers Of Europe Tour 2023’ a atingir solo lusitano no dia 16 de Dezembro, para uma data única na Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa.