pantera

PANTERA: Anunciam ’tour’ europeia em Janeiro e Fevereiro de 2025

Os regressados PANTERA vão concretizar mais um périplo europeu no início do próximo ano.

Menos de duas semanas após terem anunciado a sua primeira tour no Reino Unido e Irlanda em mais de 20 anos, os PANTERA revelaram hoje, segunda-feira, 24 de Junho, as datas para uma nova digressão pelo Velho Continente, agendada para acontecer em Janeiro e Fevereiro de 2025. Pois bem, antes de iniciar a rota de cinco datas em terras de Sua Majestade, a banda vai lançar-se num périplo europeu que começa a 21 de Janeiro de 2025 em Helsínquia, na Finlândia, e termina a 15 de Fevereiro, em Paris, França.

Pelo meio, o quarteto, composto pelos membros da formação clássica Phil Anselmo na voz e Rex Brown no baixo, acompanhados pelo guitarrista Zakk Wylde e pelo baterista Charlie Benante, vão visitar várias cidades em países como a Suécia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Eslovénia, República Checa, Hungria, Polónia, Alemanha, Bélgica, Itália e Suíça. “Adivinhem, Europa? Estamos a caminho! Até breve em 2025“, dizem os PANTERA.

A série de cinco concertos dos PANTERA no Reino Unido e na Irlanda começa na OVO Hydro Arena, em Glasgow, no dia 18 de Fevereiro, continuando logo na noite seguinte na First Direct Arena em Leeds. Uns dias depois, a 21 de Fevereiro, o grupo actua na 3Arena, em Dublin, faz uma paragem no BP Pulse Live, em Birmingham, a 23 de Fevereiro, e termina na OVO Arena Wembley, em Londres, a 25 de Fevereiro. De momento, não há registo de qualquer concerto agendado em Portugal ou, sequer, na Península Ibérica, mas podes conferir todas as datas já anunciadas no site oficial dos PANTERA.

Recorde-se que, durante o espectáculo dos recém-reformados titãs do metal no primeiro dia da edição inaugural do EVIL LIVE FESTIVAL, os PANTERA contaram com a ajuda de Max Cavalera, dos SOULFLY, e Wolfang Van Halen, dos MAMMOTH WVH, numa empolgante interpretação da incontornável «Walk». Os dois músicos — acompanhados por Mike DeLeon, o actual guitarrista dos SOULFLY — pegaram nos microfones e gritaram a letra imortal do tema de «Vulgar Display Of Power», enquanto PHIL ANSELMO e companhia serviram a segura descarga que tem caracterizado as suas actuações desde que regressaram ao activo.

A primeira noite do EVIL LIVE FESTIVAL marcou o regresso dos gigantes texanos PANTERA a Portugal. Apoiado num alinhamento recheado de clássicos, o grupo proporcionou uma oportunidade única para testemunharmos a força dos riffs e do groove de temas incontornáveis da história do metal, como são os  «Cowboys From Hell»«A New Level» ou «Walk», que soma já mais de 200 milhões de streamings só no Spotify.

Os números não espantam. Os PANTERA são universalmente considerados uma das maiores bandas de metal de todos os tempos. O quarteto originalmente criado pelos irmãos “Dimebag” Darrell e “Vinnie” Paul Abbott alcançou rapidamente um sucesso enorme à escala global nos anos 90, com múltiplos álbuns de ouro e platina, digressões esgotadas, prestações ao vivo ferozes, e quatro nomeações para os Grammy®.