PANTERA

PANTERA: Álbum ao vivo a caminho?

A 15 de Agosto, os reactivados PANTERA protagonizaram um raro concerto intimista em Minneapolis e, sabemos agora, o espectáculo pode ter sido registado para edição futura.

No passado dia 15 de Agosto, os reactivados PANTERA protagonizaram um raro concerto intimista no famoso First Avenue, uma famosa sala de espectáculos em Minneapolis, no Minnesota, com capacidade para apenas 1550 pessoas. A actuação de última hora, que antecedeu mais um concerto como “suporte” à M72 World Tour, dos METALLICA, no US Bank Stadium daquela cidade, foi anunciada com apenas dois dias antecedência e os bilhetes esgotaram em minutos.

Pois bem, esse concerto dos PANTERA, que contou com um alinhamento de12 temas, incluindo clássicos como «A New Level», «I’m Broken», «Cowboys From Hell» e também a raridade «Yesterday Don’t Mean Shit», poderá (ou não) ter sido gravado para um futuro álbum ao vivo. Se este projeto se concretizar, será o primeiro lançamento da banda com a sua formação reformulada, que apresenta Philip Anselmo na voz e Rex Brown no baixo, acompanhados por Zakk Wylde na guitarra e Charlie Benante na bateria.

Antes dos PANTERA subirem ao palco do First Avenue, o comediante Craig Gass deu um espectáculo de stand-up, durante o qual disse à plateia que o concerto seria gravado para edição. “Anúncio número um: a banda que vocês vão a ver esta noite não se chama COWBOYS FROM HELL. Vocês estão prestes a assistir a um espetáculo exclusivo dos PANTERA. Os rumores circularam rapidamente, e vocês compraram todos os bilhetes“, começou por dizer ele, numa referência ao facto da sala ter usado o tradicional logótipo CFH para anunciar o evento.

Pode ser que tenham ouvido este rumor, e isto também é verdade“, continuou Gass. “Estamos a gravar o nosso primeiro álbum ao vivo aqui, no First Avenue. Portanto, há algumas coisas que precisam de saber sobre isso. Em primeiro lugar, vocês vão, para a eternidade, ser ouvidos num álbum ao vivo dos PANTERA. Essa é a boa notícia. A má notícia é que não vão receber nada por isso. Bem-vindos ao negócio da música.

De momento, ainda não está claro se o anúncio de Gass sobre um álbum ao vivo dos PANTERA foi uma piada como parte da rotina de stand-up ou se esta actuação, que incluiu Robert Trujillo e Kirk Hammett, dos METALLICA, a juntaram-se à banda durante a clássica «Walk», foi realmente gravada para edição nos próximos tempos.

Numa entrevista recente com o jornalista brasileiro Igor Miranda, Zakk Wylde foi questionado sobre um comentário de Charlie Benante, que sugeria haver planos para a formação actual do PANTERA lançar um álbum ao vivo. “É, o que quer que eles queiram fazer, nós fazemos“, respondeu Wylde. “Vamos ser realistas — todas as noites fazemos um álbum ao vivo. Com seus telefones e tudo o mais, as pessoas estão a gravar de qualquer maneira, portanto, para mim, isso não importa nada… Todas as noites subo ao palco e dou o meu melhor.

A formação clássica dos PANTERA actuou várias vezes no First Avenue, incluindo duas ocasiões em 1990, por volta da altura em que lançaram o «Cowboys From Hell», uma vez acompanhados pelos EXODUS e SUICIDAL TENDENCIES, e outra como cabeças de cartaz. Em Julho de 1997, a banda lançou um álbum ao vivo, com o título «Official Live: 101 Proof», gravado ao longo da Tourkill, a rota de promoção ao LP «The Great Southern Trendkill», de 1996.