PANTERA

Vê os PANTERA a tocarem a «Cowboys From Hell» para mais de um milhão de pessoas [vídeo]

A 8 de Dezembro de 2004, DIMEBAG DARRELL, o icónico guitarrista dos PANTERA, foi assassinado em palco. Hoje, recordamos imagens verdadeiramente impressionantes.

Tantos anos depois, o impacto que os PANTERA tiveram no mundo da música mais pesada continua a ser impressionante. A atitude palpável nas linhas vocais de Phil Anselmo, os solos, riffs e licks de Dimebag Darrell e os grooves demolidores debitados pela secção rítmica formada por Rex Brown e Vinnie Paul viraram o mundo do metal às avessas e inspiraram gerações de bandas vindouras, sendo que os ecos da sua influência continuam a fazer sentir nos tempos que correm.

E sim, o quarteto estará para todo o sempre associado ao Texas  e a uma atitude meio redneck que seria dispensável , mas a verdade é que tiveram impacto em todos os cantos do mundo. Um exemplo perfeito disso é o vídeo que podes ver no player em baixo, captado no dia 28 de Setembro de 1991, na única edição do festival Monsters Of Rock, em Moscovo, na Rússia, onde podemos observar os PANTERA a tocarem «Cowboys From Hell», tema-título de um dos seus álbuns de maior sucesso, perante um mar revolto de cerca de um milhão de pessoas.

Ainda na espiral crescente que os catapultaria para a fama, os PANTERA aterravam em Moscovo para o festival, que tinha nos METALLICA e AC/DC os cabeças de cartaz. Os texanos não só foram os primeiros a actuar, como os locais E.S.T. seriam colocados no cartaz depois deles e antes dos THE BLACK CROWES.

Reza a lenda que, os momentos que antecederam o evento foram de grande tensão, com o exército a mobilizar-se hostilmente face ao mais de um milhão de jovens que se reunia em território militar para o concerto. As câmaras gravaram tudo e os PANTERA conseguiram sumarizar toda a tensão fora do palco e a energia em cima dele no tema «Cowboys From Hell». E estas imagens foram captadas de suficientemente longe para que se perceba a enormidade do tamanho da multidão   são imagens verdadeiramente impressionantes.