Os titãs suecos MESHUGGAH parecem ter iniciado o processo de gravação do seu novo álbum. Ontem, sexta-feira, 19 de Março, os pioneiros do tech-metal extremo usaram a sua conta oficial no Instagram para partilhar uma foto da sua configuração de bateria num estúdio de gravação, mas não ofereceram mais nenhum outro detalhe. Podes conferir a publicação em baixo. O último álbum do quinteto, «The Violent Sleep Of Reason», foi lançado em 2016 e resultou em numa nomeação para o Grammy de “Melhor Performance Metal” pela música «Clockworks». O disco foi produzido pela banda, com Tue Madsen como engenheiro de som, nos Puk Studios, em Kaerby, na Dinamarca.
Recorde-se que, em Dezembro de 2020, os MESHUGGAH anunciaram uma digressão pela Europa e pelo Reino Unido com os ZEAL & ARDOR para o Outono de 2021. A tour vai prolongar-se durante os meses de Novembro e Dezembro do próximo ano, tendo já passagem confirmada em Viena, Munique, Lyon, Wiesbaden, Tilburg, Esch, Lille, Paris, Milão, Zurique, Leipzig, Oberhausen, Bristol, Glasgow , Manchester, Nottingham, Bruxelas, Berlim e Hamburgo. Além disso, os headliners também anunciaram uma actuação muito especial no Verão de 2022 a acontecer no Royal Albert Hall, em Londres.
Potencialmente, os MESHUGGAH poderão ter música nova para apresentar nesta digressão. Segundo o baterista Tomas Haake, a banda tem aproveitado a paragem forçada provocada pela pandemia para escrever novos temas e está actualmente a trabalhar no sucessor de «The Violent Sleep Of Reason», de 2016. “Desde Março que não estávamos todos juntos“, disse o músico ao “Mosh Talks With Beez” no Knotfest.com. “O Jens [Kidman, vocalista] pegou nas coisas dele e começou a trabalhar a partir de em casa. Geralmente, eu e o Dick [Lövgren, baixo] trabalhamos muito juntos, mas também temos estado a fazer as coisas à distância. Felizmente, a esta altura, já estivemos juntos novamente e estamos a tentar finalizar as coisas. Penso que já temos material mais que suficiente para um novo álbum.“
Sobre a direção musical do novo material, Tomas diz que “é óbvio que ainda queremos soar como MESHUGGAH, queremos ter aquele som característico, queremos que, mesmo que seja uma coisa totalmente nova, as pessoas sejam capazes de identificar. Esperançosamente, esse é o nosso objetivo. Mas dito isto, no que diz respeito à música, tentamos fazer o oposto do que os AC/DC têm feito ao longo dos últimos 40 anos. Portanto, não vamos escrever o mesmo álbum indefinidamente. Se vamos ter sucesso com isso ou não, tudo depende dos nossos fãs e de outras pessoas, mas esse é definitivamente o nosso objetivo. Tentamos encontrar alternativas dentro dessa estrutura do que deveríamos ser, não estamos interessados em ser outra banda de repente ou em algo que nós não somos ou que não é fiel ao que temos feito.” «The Violent Sleep Of Reason» foi editado em 2016.