Num ano atípico, aterrador e cansativo, em que vimos tudo aquilo que tomávamos como seguro a desmoronar-se ou, na melhor das hipóteses, a alterar-se dramaticamente, no que diz respeito à nossa comunidade musical, os álbuns parecem ter voltado a tomar uma importância capital. Presos em casa, ou pelo menos com poucas razões para de lá sair dada a ausência de eventos onde possamos apoiar directamente os nossos artistas favoritos, demos uso ao gira-discos, à aparelhagem e ao computador como nunca e agarrámo-nos à música gravada como se a nossa vida dela dependesse. O que até nem é um exagero – uma boa parte da nossa sanidade e ânimo foi salva aqui, através da inspiração de artistas que, apesar das circunstâncias (ou por causa delas?), nos deu trabalhos de altíssimo nível.
Depois da votação de toda a redacção, a “família LOUD!”, apesar do ecletismo de que muito nos orgulhamos que viu 128 bandas estrangeiras e 66 portuguesas a serem mencionadas por todos os votantes, teve nos seus resultados finais mais unanimidade do que é habitual. Desde cedo na contagem dos votos os BAS ROTTEN fugiram aos seus “perseguidores” para não mais serem apanhados, e o restante do “campo de batalha” acabou por ficar bem definido também. Mérito a quem o merece, temos que mencionar os INHUMAN, IRONSWORD, ATTICK DEMONS, NOITE e EARTH DRIVE que ficaram a “um bocadinho assim” da lista final, mostrando que foi mesmo muita a boa música no mau ano de 2020. Haja algum consolo.
Contas feitas, foram estes os nossos eleitos para melhores álbuns de 2020. Esperamos que se divirtam, que isto das listas também não é para levar excessivamente a sério, e que possam ter descoberto algo que tenha tornado o vosso 2020 um bocadinho melhor. Que 2021 seja o ano da redenção.
10. «Mallevs Maleficarvm»
DOGMA
[Ethereal Sound Works]

09. «The Fire Cult Beyond Eternity»
ONIRIK
[I, Voidhanger]

08. «Els Focs Negres»
ELS FOCS NEGRES
[Raf Child]

07. «Ode»
OMITIR
[Loudriver]

06. «/II»
CANDURA
[The Tapeworm]
Streaming

05. «Towards Belief»
NÉVOA
[Edição de autor]

04. «Un Kuza Runhu»
SCÚRU FITCHÁDU
[Edição de autor]

03. «Sob O Feitiço Do Necrobode»
NECROBODE
[Iron Bonehead]

02. «Limbo»
GAEREA
[Season Of Mist]

01. «Surge»
BAS ROTTEN
[Ragingplanet]
