O novo álbum dos DREAM THEATER, que será o primeiro da banda a incluir guitarras de oito cordas, está pronto a editar! Segundo o guitarrista John Petrucci em entrevista à Thomann, o disco está totalmente gravado e tudo indica que será lançado ainda este ano. Numa conversa que podes ver na íntegra no player em cima, o músico norte-americano disse ainda que o novo álbum está “cheio de energia, entusiasmo e positividade“, o que coincide com o que o baterista Mike Mangini disse anteriormente numa entrevista, descrevendo-o como “muito intenso” na geralidade.
“Já terminámos as gravações“, revelou Petrucci. “Estávamos a trabalhar no disco desde Outubro. E estou super animado com o que fizemos. Provavelmente vai ser editado até o final deste ano, e digo isto porque ainda não temos nenhuma informação sobre a data de lançamento, mas assim que a tivermos, vamos avisar toda a gente, como é óbvio. Posso dizer, no entanto, que estou mesmo muito entusiasmado. A pandemia tem sido difícil para muitas gente e, no que diz respeito à maneira como afecta os músicos, todos querem tocar — todos estão reprimidos; não há concertos ao vivo. Portanto, sinto que, com todos estes álbuns que temos estado a fazer no estúdio, o pessoal dos Dream Theater só quer mesmo é tocar. Este novo disco está cheio de energia, entusiasmo e positividade. Estou animado com isso. Não posso esperar para que as pessoas o ouçam.“
Recorde-se que, em declarações exclusivas à LOUD!, o teclista Jordan Rudess já tinha confirmado que a banda estava a aproveitar a pausa nos concertos ditada pela pandemia da COVID-19 para trabalhar em material para o sucessor de «Distance Over Time», que dista apenas dois anos. Quando questionado em relação à hipótese de estarem já a planear trabalhar em nova música ou focados em projectos a solo, Rudess disse: “Na verdade, já estamos em estúdio a trabalhar num novo álbum! A ideia, de qualquer forma, já era estarmos em estúdio por volta desta altura, com ou sem pandemia. Mas com isto tudo a acontecer, decidimos antecipar um pouco esse planos.”