Preparem-se para um ‘mindfuck’ daqueles! Quatro anos após o muito aclamado «Mestarin Kynsi», os mestres finlandeses do metal psicadélico ORANSSI PAZUZU acabam de lançar o seu novo LP.
Com influências tão diversas como o black metal, o rock psicadélico e a música electrónica, os ORANSSI PAZUZU andam há décadas a criar uma massa sónica convulsiva que transporta os ouvintes para reinos sobrenaturais. Agora, quatro anos após o muito aplaudido «Mestarin Kynsi», de 2020, a banda volta aos meandros do experimentalismo, alimentada por fontes ecléticas que vão dos Death Grips a Portishead, passando pelos Nine Inch Nails, Beherit e My Bloody Valentine.
Depois de, no final de Maio, terem lançado de surpresa o single «Muuntautuja» e nos terem assegurado que continuam a afirmar-se como um banquete para todos os que cavam fundo no espectro da música pesada e estranha, os ORANSSI PAZUZU mergulham de cabeça num som desumano e biológico, “num disco carregado electronicamente, de origem orgânica e inorgânica“, explicam os músicos.
Como podes comprovar no player em cima, «Muuntautuja» (que significa “metamorfo”) mostra-nos os ORANSSI PAZUZU a darem continuidade à sua missão de ultrapassarem os limites do metal, criando um som que desafia qualquer categorização. “A nossa experimentação com samplers e electrónica fez-nos avançar para o estranho conceito de fazer música rave de pesadelo. Tentámos encontrar um ponto comum entre ritmos dançáveis e ondas opressivas de ruído e distorção.” diz Ikon, o guitarrista da banda. “Deixem-na abrir-vos o crânio em direcção ao vazio e guiá-lo para o estado inebriante da transformação.“
Se há banda improvável de ter capturado o subconsciente colectivo do underground metálico, são os finlandeses ORANSSI PAZUZU. Negro psicadelismo com o seu quê de impenetrável, experimentalismo, tudo cantado em finlandês… e ainda assim aqui estão eles, a encabeçar festivais e a lançar álbuns na Nuclear Blast, como o incrível «Mestarin Kynsi», que dista já dois anos, mas voltou a afirmá-los como uma das propostas mais desafiantes da actualidade e um exemplo para todos os músicos de espírito aventureiro.
“Queríamos acima de tudo evitar as guitarras como veículo principal dos temas e usar outra coisa qualquer, sermos criativos e trabalhar muito nisso“, explicou-nos Juho Vahanen, aka Jun-His, o guitarrista/vocalista dos ORANSSI PAZUZU, quando o «Mestarin Kynsi» foi editado.
“Este é, sem dúvida, o LP mais “krautrockiesco” que já fizemos, em parte porque queríamos uma forte influência electrónica… Sempre gostámos disso, mas não queríamos só meter uns barulhos em cima da música do costume, queríamos mesmo que a estrutura fosse influenciada pela electrónica e por esse estilo de música. Sempre existimos como expressão artística pura. Nunca pensámos que o nosso primeiro álbum fosse editado por ninguém, e muito menos ouvido fora da Finlândia; no entanto, aqui estamos“.
Podes ver a capa e o alinhamento completo de «Muuntautuja» em baixo. Todos os formatos físicos do novo álbum dos ORANSSI PAZUZU estão disponíveis através da loja virtual da Nuclear Blast Records.
01. Bioalkemisti | 02. Muuntautuja | 03. Voitelu | 04. Hautatuuli
05. Valotus | 06. Ikikäärme | 07. Vierivä Usva