OPETH

Os OPETH estão a trabalhar num novo álbum

Boas notícias para os fãs dos OPETH. Mikael Åkerfeldt e companhia já estão a trabalhar no sucessor de «In Cauda Venenum», que vai contar com um convidado muito especial.

Não é sabido se os OPETH guardavam segredo, mas a verdade é que soubemos este fim de semana que estão a trabalhar num novo álbum. Sem que a banda tenha ainda falado publicamente sobre o sucessor de «In Cauda Venenum», de 2019, a notícia foi avançada por Ian Anderson, fundador, vocalista, flautista e eterno líder dos JETHRO TULL, que revelou que fará uma participação especial no próximo álbum da banda sueca.

A revelação foi feita por Ian durante uma entrevista a um programa de rádio italiano. Ao ser questionado sobre as suas atividades musicais fora dos JETHRO TULL, que esperançosamente nos vão visitar este ano, o músico disse: “Bem, ocasionalmente, toco em discos de outras pessoas, sempre que os convites sejam interessantes para mim. Durante a semana passada, toquei em três ou quatro faixas de uma banda de metal progressivo chamada OPETH. Eles são suecos“.

«In Cauda Venenum», o último álbum de estúdio dos OPETH até ao momento, foi lançado em 2019. Em 2011, Mikael Akerfeldt, o líder do grupo, já tinha enviado um e-mail a Ian Anderson, convidando-o para participar no álbum «Heritage», lançado naquele ano, por isso esta colaboração demorou o seu tempo a concretizar-se.

Nunca recebi resposta“, revelou o timoneiro dos OPETH. “Curiosamente, quando fui a casa do Steven Wilson para misturar o álbum, estávamos sentados no sofá e ele disse-me que tinha acabado de receber um e-mail do Ian Anderson. Eu fiquei todo entusiasmado, claro. O quê?! E Steven explicou-me que o Ian estava a averiguar a hipótese de remisturar o «Aqualung». Quatro anos mais tarde foi lançada essa nova versão remisturada.

Tendo, ao longo da sua extensa carreira, tocado vários estilos, do blues-rock ao jazz de fusão, cruzando mais tarde a folk, o heavy metal e até a música clássica para criar a sua própria visão daquilo que ficou conhecido como rock progressivo ou rock sinfónico, os JETHRO TULL continuam a ser um dos expoentes máximos dessa corrente.

O grupo, cuja formação fica hoje completa com David Goodier no baixo, John O’Hara nas teclas, Scott Hammond na batreia e Joe Parrish na guitarra, mantém-se activo ao vivo e em disco, tendo editado um novo álbum, intitulado «The Zealot Gene», em 2022. Uma dezena de registos ao vivo reforça também o facto dos JETHRO TULL terem sido sempre uma aclamada força de palco, facto que lhes valeu vénias de muitos dos seus pares, de Bruce Dickinson, dos IRON MAIDEN, a Eddie Vedder, dos PEARL JAM, ou até mesmo Nick Cave.

Com vários sucessos de vendas e de crítica, entre os quais se contam os clássicos «Thick As A Brick»«A Passion Play»«War Child» e «Songs From The Wood», os JETHRO TULL forjaram uma identidade única que marcou gerações.