NIRVANA

NIRVANA: A primeira vez que tocaram a «Smells Like Teen Spirit» ao vivo [vídeo]

«Smells Like Teen Spirit», o single principal de «Nevermind» e, sem qualquer dúvida, o maior sucesso dos NIRVANA, pela primeira vez ao vivo.

Perguntem a qualquer fã obstinado dos NIRVANA qual é o seu tema favorita dos ícones do grunge e apostamos que 95% deles evitariam escolher a «Smells Like Teen Spirit». E sim, como sabemos, há canções que se tornam tão icónicas que acabam até por perder a graça, mas nem isso tira o mérito a esta viagem ao passado, de volta a 1991, para revisitarmos um momento muito especial: a primeira vez que Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl tocaram o icónico single de «Nevermind» ao vivo.

A verdade é que toda a gente se concentrou muito nesse tema“, disse outrora Cobain. “Acho que escrevi muitas outras canções que são tão boas, se não melhores, do que essa, como a «Drain You». Numa noite má, mal consigo tocar a «Teen Spirit». A minha vontade é, literalmente, atirar a guitarra no chão e ir embora. Não posso fingir que me estou a divertir a tocá-la.

Esse não era o caso há trinta anos, quando — a 17 de Abril de 1991 — os NIRVANA subiram ao palco do OK Hotel, em Seattle, e estrearam o tema. O grupo estava a apenas algumas semanas de iniciar as sessões de «Nevermind» e andava a aprimorar os novos temas. Um deles era, como podes observar no player em cima, uma versão crua, e ainda não terminada, da «Smells Like Teen Spirit».

Esta música chama-se «Smells Like Teen Spirit»“, diz Cobain ao público momentos antes de atacar aquele riff que se tornou icónico. Um riff que tinha as suas raízes no trabalho de outros, como o malogrado músico confessou à Rolling Stone em 1993: “Eu estava a tentar escrever a canção pop definitiva. E estava, basicamente, a tentar roubar os Pixies… Tenho de o admitir. Usámos o nosso sentido de dinâmica, sendo suaves e silenciosos e, em seguida, altos e fortes.

O resto, como se costuma dizer, é história. Após o seu lançamento como primeiro single de «Nevermind», a 10 de Setembro de 1991, o tema transformou-se num sucesso através da MTV e foi rapidamente escolhida para tocar nas rádios, lançando os NIRVANA para o mainstream.

Feitas as contas, foi efectivamente a «Smells Like Teen Spirit» que transformou os NIRVANA em mega-estrelas e, entrando de rompante pelas tabelas de vendas, confirmou o seu estatuto lendário quase instantaneamente. Uns meses antes, no palco do OK Hotel, não podia soar mais longe de um sucesso estratosférico — e o público ali presente não podia ter adivinhado, mas a verdade é que estava a testemunhar história a ser feita ao vivo e a cores.