NIRVANA: «Nevermind», a banda-sonora de uma geração inquieta

Editado a 24 de Setembro de 1991, o icónico e influente segundo álbum dos NIRVANA celebra hoje 32 anos. Ainda te lembras da primeira vez que o ouviste?

Lançado originalmente a 24 de Setembro de 1991 pela DGC Records, o segundo álbum dos NIRVANA foi editado há exactamente há 31 anos. Produzido por Butch Vig, nos famosos Sound City Studios, em Van Nuys, na Califórnia, e também nos estúdios Smart, em Madison, no Wisconsin,  o «Nevermind» afirmou-se desde como uma declaração de intenções por parte do trio formado por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl.

Nos anos seguintes, acabaria por transformar-se num dos lançamentos mais influentes do fenómeno grunge e, tantos anos depois, continua a ser um dos títulos mais emblemáticos dos anos 90. Após a estreia auspiciosa com «Bleach» foi, na verdade, o segundo álbum que apresentou a banda de Aberdeen, no estado de Washington, a um underground em ebulição e a um efervescente cenário mundial na ressaca do hair metal da Sunset Strip.

Assim que foi lançado, o disco conquistou a aclamação da crítica e enormes níveis de sucesso junto do público, vendendo cerca de 23 milhões de cópias. Além de ter consagrado para sempre os NIRVANA como uma das bandas mais geniais da sua geração, o «Nevermind» ainda teve o condão de destronar o Michael Jackson, então na liderança das tabelas de vendas norte-americanas.