NIGHTWISH

NIGHTWISH: Tuomas Holopainen quebra o silêncio e fala sobre saída de Marko Hietala

Só tenho coisas positivas a dizer sobre tudo isso“, declara o timoneiro e principal compositor dos NIGHTWISH.

O baixista e vocalista Marko Hietala deixou os NIGHTWISH em 2021, alegando precisar de preservar a sua saúde mental e revelando uma enorme descrença para com a indústria fonográfica. Já este ano, o músico o finlandês deu por terminado o seu período sabático e retornou às atividades musicais, mas acabou por não voltar para sua ex-banda, preferindo juntar-se a Tarja Turunen numa digressão que até deu origem a uma colaboração entre os dois ex-elementos dos NIGHTWISH.

Para os fãs, a cisão de Hietala com os NIGHTWISH nunca ficou realmente esclarecida, mas agora, numa entrevista para a Kerrang, o teclista e principal compositor Tuomas Holopainen falou sobre o novo álbum da banda, «Yesterwynde», o primeiro sem Marko desde «Wishmaster» e refletiu sobre a saída do cantor e baixista, e o impacto que teve no processo de composição.

Não, na verdade não mudou muita coisa“, começou por dizer o timoneiro dos NIGHTWISH. “Com uma excepção, agora tínhamos duas vozes em vez de três, apenas a Floor e o Troy. Mas é só isso – realmente, de resto, não mudou muito. O Jukka [Koskinen], o nosso novo baixista, tem uma personalidade centrada como poucas que é mesmo muito fácil trabalhar com ele. Além disso, as suas habilidades no baixo são tremendas. A forma de total dele é bastante diferente da do Marko, e isso também trouxe um novo tempero à música. Portanto, só tenho coisas positivas a dizer sobre tudo isso.

Há muitas bandas no mundo que já não têm nenhum membro original. E acho que tudo se resume ao facto de que, se a música for boa, então isso é tudo o que importa, no final. Talvez para algumas pessoas, certas bandas sejam tão sagradas que não fazem sentido se não tiverem certos membros, mesmo se a música for boa, mas eu não penso assim. Limito-me apenas a escutar a música, independentemente de quem esteja por trás dela. Isso é tudo o que importa para mim“, concluiu Holopainen.

Sem que nada o fizesse prever, Em Janeiro de 2021, o baixista e co-vocalista dos NIGHTWISH, Marko Hietala, disse ir abandonar a banda e a sua “vida pública”. Numa longa declaração publicada através das redes sociais, o músico justificou a sua decisão com uma combinação de desilusão com a indústria musical e uma depressão crónica, mas ressalvou logo que, embora precisasse de se afastar porque continuar seria perigoso tanto para ele como para as pessoas ao seu redor, não achaba que se ia “embora para sempre”. 

Queridas pessoas, vou deixar os Nightwish e a minha vida pública“, começava por dizer o músico. “Há alguns anos que não me consigo sentir validado por esta vida. Temos grandes empresas de streaming que exigem trabalho de de artistas inspiradores das 9 às 5, enquanto partilham os lucros de maneira injusta. Até entre os artistas isto é uma realidade. […] 

Durante o ano passado foi obrigado a ficar em casa e a pensar. E fiquei muito desiludido com essas e muitas outras coisas. Descobri que preciso mesmo dessa validação. Para escrever, para cantar e para tocar, preciso de encontrar novos motivos e inspirações. 

Além disso, sou um depressivo crónico. Se continuar, vai ser perigoso para mim e para as pessoas que estão ao meu redor. Há um tempo os meus pensamentos estavam sombrios. Não se preocupem, estou bem. Tenho os meus dois filhos, uma esposa, o resto da família, amigos, um cachorro e muito amor.

«Yesterwynde», o novo álbum das lendas do metal sinfónico, já o décimo longa-duração da carreira dos NIGHTWISH, tem data de edição apontada para o dia 20 de Setembro de 2024, via Nuclear Blast Records. “«Yesterwynde» é uma viagem fantástica através do tempo, da memória e dos melhores anjos da natureza humana. 

Depois de três anos de produção, estamos emocionados além do que as palavras podem descrever com a hipótese de, muito em breve, partilharmos o nosso décimo álbum com o mundo!“, declarou o teclista e compositor Tuomas Holopainen sobre o sucessor de «Human. :II: Nature.», de 2020.

Além disso, os NIGHTWISH anunciaram também o lançamento de «Perfume Of The Timeless», aquele que será o primeiro single do álbum, no dia 21 de maio. Já podes fazer o pre-save do tema aqui e, em baixo, podes conferir a capa e o alinhamento completo de «Yesterwynde».

01. Yesterwynde | 02. An Ocean Of Strange Islands | 03. The Antikythera Mechanism | 04. The Day Of… | 05. Perfume Of The Timeless | 06. Sway | 07. The Children Of ‘Ata | 08. Something Whispered Follow Me | 09. Spider Silk | 10. Hiraeth | 11. The Weave | 12. Lanternlight