NIGHTWISH

NIGHTWISH: Floor Jansen condena o uso do rótulo “metal com voz feminina”

“Enfatizar a diferença entre homens e mulheres é algo que já deu o que tinha a dar“, declara FLOOR JANSEN, a cantora dos NIGHTWISH.

Numa entrevista ao Metal Nation Host, que pode ser vista na íntegra no player em baixo, Floor Jansen, dos NIGHTWISH, falou sobre o uso da expressão female fronted metal. Quando questionada sobre a sua opinião em relação ao facto dos NIGHTWISH serem habitualmente classificados como “metal sinfónico com voz feminina”, Floor respondeu: “O rótulo já tem o ‘metal sinfónico’, isso devia encerrar o assunto…

Às vezes parece que existe um género chamado ‘banda de metal com voz feminina’. ‘Oh, estás numa banda de metal com voz feminina’ ‘Ah sim? Estou? O que é que isso significa?’ É que temos os Revamp e os Nightwish, duas bandas que são classificadas assim. Mas as duas não soam nada parecidas. Os Arch Enemy são outra banda descrita dessa forma, assim como os Delain. No entanto, nenhuma delas é igual às outras.

A única semelhança é o facto de serem bandas de metal, mas o género dentro do estilo é tão diferente que não faz a mínima diferença dizer que se há ou não uma mulher a cantar. Por isso, acho que esse pormenor não faz diferença. Além disso, enfatizar a diferença entre homens e mulheres é algo que já deu o que tinha a dar. Não é nada surpreendente que, hoje, existam muito mais mulheres no metal. E não são apenas vocalistas. Existem vocalistas, guitarristas, baixistas… Por isso, esqueçam isso e chamem-nos apenas metal sinfónico. Não faz a mínima diferença quem está a cantar“.

Os NIGHTWISH já terminaram o processo de gravação, mistura e masterização daquele que será o seu 10.º álbum de estúdio. Hoje, dia 29 de Fevereiro, a banda finlandesa de metal sinfónico anunciou que o disco está totalmente pronto numa publicação nas redes sociais. “O nosso décimo álbum está finalmente misturado e masterizado. Obrigado Tero Kinnunen, Mikko Karmila e Mika Jussila por mais de 25 anos de aventuras, música e amizade compartilhadas. Conseguimos de novo!“, escreveram os músicos.

O muito aguardado sucessor «Human :||: Nature», de 2020, tem data de edição prevista para a segunda metade de 2024 através da Nuclear Blast Records e a banda revelou que não vai fazer qualquer digressão para divulgar este lançamento.

No mês passado, durante uma conversa com a revista finlandesa Tuonela, o baterista Kai Hahto ‘abriu o jogo’ em relação à sonoridade do álbum dos NIGHTWISH. “Não será como o «Human :II: Nature»”, disse o músico. “Provavelmente será justo dizer que voltámos a fazer coisas mais pesadas no novo álbum, mas também há novos ventos a soprar, por assim dizer. Portanto, há novos elementos na equação. É óbvio que continua a soar a Nightwish, mas trouxemos de volta a grande orquestra sinfónica para o 10.º álbum. Sim, vai ser emocionante. E as músicas também são bastante desafiadoras de tocar.

Em Abril de 2023, os NIGHTWISH surpreenderam os seus fãs ao anunciarem que não fariam nenhum concerto no futuro mais próximo e que não embarcariam em nenhuma digressão para promover o seu próximo álbum de estúdio, cuja edição que está prevista para o final de 2024.

Numa mensagem divulgada nas suas redes socais explicaram assim a sua decisão: “Como a nossa ‘Human :ll: Nature – World Tour’ está a chegar ao fim, sentimos que agora é a hora certa para vos revelarmos os planos para a próxima fase da nossa jornada. Após os concertos planeados para Junho de 2023, vamos ‘pendurar as nossas esporas’ por um tempo indeterminado, no que diz respeito às apresentações ao vivo, e não faremos qualquer digressão com o próximo álbum.

As razões para esta decisão são pessoais, mas todos concordamos que são vitais para o bem-estar e o futuro da banda. Podem ter a certeza de que ainda adoramos trabalhar juntos, e esta decisão não tem nada a ver com a gravidez da Floor Jansen ou os nossos outros projectos individuais. No entanto, um álbum de doze novas canções verá a luz do dia em 2024, assim como três vídeo-clips! A banda está positivamente empolgada em relação a esta nova aventura musical que se aproxima.

Em Novembro do ano passado Tuomas Holopainen, teclista e membro fundador dos NIGHTWISH, falou com a Metal Hammer UK e levantou um pouco o véu relativamente ao próximo disco do grupo, que vai suceder a «Human. :II: Nature.». Segundo o músico finlandês, o próximo disco constitui a terceira parte da trilogia que começou com «Endless Forms Most Beautiful», de 2015, e apresenta “grandes surpresas“, disse ele.