THE INSPECTOR CLUZO

Com um futuro incerto em relação às actuações ao vivo, os fãs dos finlandeses NIGHTWISH terão de se contentar, por agora, com «Yesterwynde» e a promessa de mais música inédita nos próximos anos.

Tuomas Holopainen, o teclista e líder dos NIGHTWISH, concedeu recentemente uma entrevista à Metal Hammer, onde abordou o lançamento do mais recente álbum da banda, intitulado «Yesterwynde», e a pausa indefinida a que se votaram em termos de concertos e digressões. O músico finlandês reforçou a ideia que o grupo não tem planos imediatos para regressar aos palcos, deixando incerto o futuro no que toca a actuações ao vivo.

Lançado a 20 de Setembro de 2024 pela Nuclear Blast Records, o mais recente álbum dos NIGHTWISH tem como conceito central a passagem do tempo e a mortalidade. Tuomas Holopainen explicou a visão por trás do disco “O tema principal do álbum é o tempo – voltar no tempo, reconhecendo a nossa própria mortalidade. É sobre história, sobre ser humano, mas é optimista. Apesar de todas as coisas más, temos a hipótese, como espécie, de nos unirmos e sobrevivermos. Essa é a mensagem central e a essência do álbum.” O teclista classificou também «Yesterwynde» como “provavelmente o maior álbum” já feito pelo grupo.

Apesar do entusiasmo com o novo trabalho, os fãs dos NIGHTWISH terão de esperar para ouvir as novas músicas ao vivo. No primeiro semestre de 2023, a banda já havia anunciado que iria fazer uma pausa nas actuações, decisão que permanece sem uma previsão de término. Holopainen esclareceu que as razões para essa escolha são pessoais e não estão relacionadas com desentendimentos dentro do grupo:

“O álbum foi lançado em Setembro. E não vamos fazer nenhum concerto. Os motivos para isso são pessoais, não vamos entrar por aí, mas era algo que tinha que ser feito para a banda continuar. Não há quaisquer problemas entre os membros, nada disso. Só precisamos de respirar fundo.”

Quando questionado directamente sobre um possível regresso aos palcos, Tuomas Holopainen admitiu que ainda nem sequer pensou no assunto: “Pessoalmente, não pensei muito nisso. Não sei quanto tempo vai durar este interregno.” No entanto, garantiu que os NIGHTWISH não estão perto de um fim, revelando que assinaram um novo contrato de múltiplos álbuns com a Nuclear Blast: “Os Nightwish não vão parar, por isso as pessoas não têm de se preocupar. Só precisamos de um descanso das digressões.”

O aguardado álbum «Yesterwynde», dos NIGHTWISH, foi lançado mundialmente no dia 20 de Setembro e marcou o encerramento da trilogia iniciada com «Endless Forms Most Beautiful», de 2015, e sucedida em «Human. :||: Nature», de 2020. “«Yesterwynde» é uma viagem fantástica através do tempo, da memória e dos melhores anjos da natureza humana. Depois de três anos de produção, estamos emocionados além do que as palavras podem descrever com a hipótese de, muito em breve, partilharmos o nosso décimo álbum com o mundo!“, declarou Tuomas Holopainen sobre o sucessor de «Human. :II: Nature.», de 2020.

Recorde-se que, em Abril de 2023, os NIGHTWISH surpreenderam os seus fãs ao anunciarem que não fariam nenhum concerto no futuro mais próximo e que não embarcariam em nenhuma digressão para promover o seu próximo álbum de estúdio.

Numa mensagem divulgada nas suas redes socais, os NIGHTWISH explicaram assim a sua decisão: “Como a nossa ‘Human :ll: Nature – World Tour’ está a chegar ao fim, sentimos que agora é a hora certa para vos revelarmos os planos para a próxima fase da nossa jornada. Após os concertos planeados para Junho de 2023, vamos ‘pendurar as nossas esporas’ por um tempo indeterminado, no que diz respeito às apresentações ao vivo, e não faremos qualquer digressão com o próximo álbum.