NICKO

NICKO MCBRAIN dispara: “Ninguém me pode substituir nos IRON MAIDEN”

Entre piadas afiadas e críticas duras, Nicko McBrain não se conteve em palco e voltou a marcar a sua posição.

Apesar de ter anunciado a sua retirada dos palcos com os IRON MAIDEN no final de 2024, o baterista Nicko McBrain mantém viva a chama da música com os TITANIUM TART, grupo com o qual terminou, a 26 de Julho, uma série de quatro concertos na Florida. No último espectáculo, no OCC Road House & Museum, em Clearwater, o icónico baterista britânico falou abertamente sobre o seu afastamento dos IRON MAIDEN, o actual estado da banda e, claro, a inevitável passagem de testemunho ao novo baterista, Simon Dawson — mas sempre com o humor e frontalidade que o tornaram uma das figuras mais carismáticas do heavy metal.

“Todos vocês sabem que me afastei das digressões com os IRON MAIDEN, e agora eles têm lá um rapaz encantador. Ele é um bebé. Tem uma bateria pequenina…” — começou por brincar Nicko, referindo-se a Simon Dawson, o músico que tem ocupado o seu lugar na digressão de 50.º aniversário dos MAIDEN, a Run For Your Lives, que passou por Lisboa no início de Julho.

No entanto, Nicko rapidamente passou da piada à reflexão: “Podem perguntar-se como me sinto por um novo baterista ocupar o meu lugar após 42 anos. Bem, a resposta simples é que continuo a ser o gajo mais bonito nos IRON MAIDEN”, atirou entre risos, antes de acrescentar: “Independentemente de ele ser eu ou não, não é — ninguém me pode substituir. E não digo isto para inflamar o ego ou afirmar que sou o melhor baterista para os MAIDEN. Nada disso.”

Aos 73 anos, Nicko McBrain mantém uma lucidez invejável sobre o seu lugar na história da banda e o momento actual do grupo. Ao mesmo tempo que elogia Simon Dawson, que descreve como estando a fazer “um trabalho maravilhoso”, não deixa de apontar a sua singularidade como algo irrepetível — um testemunho da sua profunda ligação aos IRON MAIDEN, com quem gravou doze álbuns de estúdio entre «Piece Of Mind», de 1983, e «Senjutsu», de 2021.

Além de se pronunciar sobre a sua substituição, Nicko não evitou comentar o novo cenário da digressão Run For Your Lives, que recorre a ecrãs digitais em vez dos tradicionais cenários pintados à mão. “O que acham dos ecrãs que eles têm agora? Levantem a mão os que acham que são óptimos… Agora, os que preferem à moda antiga?”, perguntou à plateia.

Perante algumas reacções favoráveis à estética clássica, partilhou uma conversa tensa com o histórico manager da banda: “Falei com o Rod [Smallwood] sobre isto no ano passado. Vi o esboço com os ecrãs e disse-lhe: ‘Não devíamos mudar a forma como fazemos as coisas.’ Ele respondeu-me: ‘Temos de entrar no século XXI, Nick. Esta é a digressão dos 50 anos. Temos de ter algo especial.’ Eu disse-lhe: ‘Então ponham mais cortinas. Em vez de só ter o Eddie no cavalo com a espada em «The Trooper», ponham-no a disparar uma arma a meio da música.’ Mas foi isso que escolheram fazer.”

Este episódio revela o confronto entre tradição e inovação que marca a actual fase dos IRON MAIDEN, agora sem o seu baterista clássico e com uma nova abordagem cénica. “Sou da velha guarda. Gostava de ver as cortinas e os ecrãs nos lados”, resumiu Nicko, deixando clara a sua preferência pela estética mais artesanal e teatral.

Nicko McBrain anunciou oficialmente a sua saída dos IRON MAIDEN, no dia 7 de Dezembro de 2024, declarando que o concerto no Allianz Parque, em São Paulo, seria o seu último com a banda. A decisão foi recebida com uma mistura de tristeza e gratidão por parte dos fãs, que acompanharam a sua carreira ao longo de mais de quatro décadas.

O seu sucessor, Simon Dawson, tem um histórico sólido como músico de estúdio e já era colaborador de longa data de Steve Harris nos BRITISH LION, o projecto paralelo do baixista. A sua entrada nos MAIDEN marcou o início de uma nova era, que Nicko parece aceitar com serenidade e também alguma nostalgia: “Obrigado por o acolherem na família. Eles estão a fazer um trabalho esplêndido por aí, apesar de o tempo do Bruce estar um bocadinho instável aqui e ali. Mas isso não é novidade.”

A Run For Your Lives Tour, iniciada em 2025 para celebrar os 50 anos da banda, prossegue com datas esgotadas por toda a Europa e América do Sul, centrada nos primeiros LPs do grupo e numa produção visual renovada, que tem dividido os fãs entre entusiasmo e saudade. Enquanto isso, Nicko McBrain já encontrou uma nova forma de se manter próximo da música e dos palcos com os TITANIUM TART, mas agora num registo mais íntimo e descontraído. Ao lado de Rob Stokes, Eldad Kira, Mike Rivera, Mitch Tanne e Paolo Velazquez, o veterano britânico continua a celebrar a sua paixão pela bateria — e pela vida — ao seu próprio ritmo.