nicko mcbrain

NICKO MCBRAIN sofreu um “mini-AVC” em Janeiro e continua a recuperar

“Deixou-me paralisado do lado direito… E pensei que a minha carreira tivesse acabado”. Nicko Mcbrain, o baterista dos IRON MAIDEN, revelou a notícia chocante nas redes sociais.

Nicko McBrain, o baterista dos IRON MAIDEN, revelou ter sofrido um acidente isquémico transitório (AIT) no início deste ano. Numa declaração publicada nas contas oficiais da banda britânica nas redes sociais, o carismático músico de 71 anos confirma que o episódio médico o deixou “paralisado” num dos lados do corpo e com receio de que a sua carreira com a banda tivesse acabado por ali. Um AIT, como referido pelo próprio músico, é muitas vezes apelidado como “mini AVC” ou “princípio de AVC” e consiste num bloqueio temporário e de curta duração — habitualmente, de menos de cinco minutos — do fluxo sanguíneo para o cérebro ou medula espinhal.

Olá meninos e meninas, espero que esta mensagem vos encontre bem!“, começa Nicko. “A razão pela qual vos estou a escrever hoje é para informá-los de um problema de saúde muito sério que pelo qual passei. Em Janeiro tive um AVC e, graças a Deus, foi um episódio menos grave chamado AIT. No entanto, fiquei paralisado do lado direito do ombro para baixo e, é claro, pensei que a minha carreira tivesse acabado, mas com o amor e o apoio da minha esposa Rebecca e família, dos meus médicos, especialmente da Julie, do meu terapeuta ocupacional e da minha família Maiden, estou perto de 70% recuperado.

Depois de dez semanas de terapia intensa, estava quase na hora de começar os ensaios para a nossa digressão. Sinto que é importante informá-los sobre isto agora, e não antes, porque estava preocupado principalmente em fazer o meu trabalho e a concentrar-me em voltar a 100% de condicionamento físico. Ainda não cheguei lá, mas pela graça de Deus estou a ficar melhor e mais forte com o passar das últimas semanas. Obrigado a todos por uma digressão maravilhosa e mágica até agora, vocês têm sido incríveis. Bem, do meu lado, é isto. Deus abençoe a todos, fiquem seguros e bem e estou ansioso para vê-los em breve.

Rod Smallwood, o empresário de longa data dos IRON MAIDEN, também divulgou um comunicado em que aborda a notícia: “Eu e o resto da banda achamos que aquilo que o Nicko conseguiu alcançar desde o AVC mostra uma incrível crença e força de vontade e estamos todos muito orgulhosos dele. Com este alinhamento novo e musicalmente muito complexo para aprender pela frente, apenas baixou a cabeça e concentrou-se na recuperação. Sinceramente, não sabíamos se seria capaz de tocar um concerto inteiro até os ensaios terem começado em Maio e a banda deu-lhe um apoio enorme. Depois, foi um alívio bem grande, e muito genuíno, para todos quando percebemos que seria capaz de fazê-lo“.

O Nicko, sendo o Nicko, não queria fazer alarido ou causar qualquer distracção que pudesse afectar a digressão, mas agora que tem certeza de que vai chegar lá em breve, achou que vocês, os fãs, deveriam saber directamente por ele, e não por rumores. É claro que estamos muito satisfeitos por ele ter lutado com tanta força e estamos ansiosos por muitas mais digressões juntos, começando com os três concertos no oeste do Canadá e no festival Power Trip, na Califórnia, que acontecem daqui a uns meses. Mal podemos esperar!“.

As declarações de McBrain e Smalwood surgiram acompanhadas por um vídeo do músico, disponível em baixo, no qual são revelados mais alguns pormenores sobre a situação. Nos últimos meses, os lendários IRON MAIDEN têm estado ocupados a tocar pela Europa com a sua aclamada Future Past Tour, e devem tocar amanhã, 4 de Agosto, no Wacken Open Air, que se viu recentemente forçado a limitar a capacidade do evento devido às severas condições climatéricas que se têm abatido sob a região em que decorre.