NEGRO MAIS PROFUNDO #09

A Signal Rex continua a carburar a todo o gás e lançou recentemente um tema de antecipação ao novo trabalho dos MONS VENERIS. Intitula-se «Satanás Impera» e integra aquele que é o quinto álbum de originais do projecto luso, que tem edição prevista durante o Verão. Recorde-se ainda que, além deste disco, o ano de 2022 viu já a edição de dois splits. «Voices: Herald To The Master»,dividido com BROKEN SPIRIT,e o segundo, sem nome, partilhado com SEANCE OF. Ambos tratam-se de projectos australianos e as edições são em formato vinil, através da Harvest Of Death. Em Maio, o duo lançou também o EP «Torches Of Entrancement» com apenas duas faixas. Neste caso, é uma edição de autor e apenas disponível através do Bandcamp do grupo.

Quem também tem um novo lançamento, neste caso uma maqueta, são os ÍNGREME. «Em Nome da Glória» foi editada este mês, contendo quatro temas; a saber, «Glória Perdida», «O Caminho», «Purificação» e «Resistência». Os músicos transmontanos apresentam um registo em que a voz varia entre um registo normal, e um mais gutural, talvez forçado, em «O Caminho». «Resistência» acaba por ser a faixa que resulta melhor com a sua spoken word. Lúgubres, por vezes experimentalistas, apresentam uma vertente que se aproxima de um som mais alternativo que black propriamente dito. Com melhor produção, o caminho de «Resistência» mostra que, se o caminho for trilhado com cabeça, o projecto pode revelar-se promissor.

Num registo fora do black metal, mas que pode sempre interessar a quem se move nas margens da tendência, destaque para o disco dos MÁNI. O duo de neofolk, oriundo de Sintra, é constituído por Filipa Pinto e Paulo Bucho, este último baterista também dos CAVEMASTER. O duo integra ainda o projecto MAGNOLIA, em que mistura doom, fado e folk. Intitulado «Cinthya», o disco de estreia deste projecto é datado de 2019, mas os MÁNI viram o seu primeiro disco ser editado em Março passado. Integralmente cantado em português, e intitulado «Sabbats», teve produção e orientação musical de Charles Sangnoir. Inspirado pelo “roda do ano”, calendário que simboliza a concepção pagã do tempo, com particular significância para os celtas, segundo a informação oficial. Antes, o duo tinha lançado apenas a faixa «Silêncio».

Entretanto, «Unleash The Hordes», dos algarvios COLD AND DECEASED, foi finalmente editado em CD. O trio tinha lançado este registo de estreia apenas em formato digital em 2021, mas agora a Miasma Of Barbarity Records assegurou a edição física, que viu a luz do dia após alguns atrasos de produção. Certamente que, no futuro, se falará mais do grupo por aqui. Entretanto o disco pode-se ser escutado e/ou adquirido através do Bandcamp da editora. Noutro plano, ANTIQUUS SCRIPTUM confirmou a edição de «At The Ancient Gates Of Uncertainty» através da editora alemã Vegvisir Distribution no próximo dia 27 deste mês. Para os mais curiosos, o disco já pode ser escutado aqui.

Para terminar, fica uma rectificação e adenda à informação divulgada anteriormente acerca das edições associadas aos EXTREME UNCTION. Para além da reedição de «In Limine Mortis», a Caverna Abismal Records confirmou a inserção da faixa «Insane Procreation» na edição em CD de «In Sadness».