NEGRO MAIS PROFUNDO #07

No campo das reedições, a Signal Rex mantém-se bastante activa. Desta vez, o anúncio vai para a reedição da primeira maqueta de GRAVE OF GOD. O projecto nacional, teve um split com os GRAVES, intitulado «Concilium», editado em 2019, através da Putrid Cult. Já em 2021, foi lançado «Abandoned Graves Under A Cloudy Sky», com selo da norte-americana Final Agony Records, apenas em formato vinil. É agora o momento da editora nacionalse juntar à norte-americana Satanik Requiem, e anunciar, para Julho, uma edição em tape com a primeira maqueta do projecto. A propósito desta reedição, há também um 7” já em prensagem, assim como um novo longa-duração anunciado para 2023. Os dois lançamentos terão também selo Signal Rex e Satanik Requiem. Para os mais curiosos, a maqueta está disponível para audição na íntegra aqui.

Outro selo nacional que se está a revelar-se bastante activo nas últimas semanas é a Caverna Abismal Records. Há umas semanas atrás foram as reedições de «A Era Do Abutre», dos FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM, e de «Vast», dos DISAFFECTED. Agora, mesmo ainda sem data de edição confirmada, a LOUD! está em condições de anunciar mais três títulos. O primeiro, embora no campo do death metal, é o novo disco dos FESTERING, quinteto de Santo António dos Cavaleiros. Sem edições desde 2015, regressam com «Compendium Of The Horrific». No campo das reedições, a editora vai lançar a maqueta «In Sadness», dos EXTREME UNCTION, bem como o seu álbum de estreia, «In Lumnis Mortis», ambos em formato CD. Desconhece-se se, para lá dos seis temas do formato original de «In Sadness», haverá espaço para a malha «Insane Procreation», tema único da primeira maqueta do grupo. Koja e Pedro Gonçalves, hoje nos FESTERING, estiveram também associados aos EXTREME UNCTION, daí o timing destas reedições. Os puristas poderão referir que tudo isto é death e doom metal, mas fica a nota de curiosidade – os EXTREME UNCTION participaram na célebre «Mortuary Vol. 1», onde apareceram MOONSPELL e THORMENTHOR, e o primeiro álbum foi lançado pela Monasterium Records, gerida por Mantus (dos MOONSPELL), onde despontaram os DECAYED e os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM. Aí está uma boa ligação para a menção neste espaço.

A propósito dos DECAYED, fica a nota para um novo EP do projecto THUGNOR. «Apocryphal Scrolls»,assim se intitula este novo lançamento, está disponível apenas em formato digital. Como sempre, por trás dos temas, está o sempre muito activo J.A., mas desta vez acompanhado pela vocalista Célia Ramos. A actual vocalista dos nacionais MONS LVNAE participou também em outros projectos, como são os casos dos DISAFFECTED, GWYDION, MINDFEEDER ou SILENT DELUSION. Como podes verificar aqui, este é, claramente, um registo de heavy metal com toques doom e sem black metal no horizonte. Continua a usar-se, por aqui, a conexão aos DECAYED para justificar tudo.

Todas as gravações de Insómnia Pálida são feitas sob o efeito de drogas e durante sessões de auto-mutilação. O indivíduo por trás do projecto sobre de uma grave depressão”. Embora não exactamente transcrito, este será o texto que acompanha a edição em cassete do novo título de INSÓMNIA PÁLIDA. O lançamento irá compilar as maquetas «Ruídos Residuais», de 2021, e «Surtos Psicóticos», de Fevereiro deste ano, até aqui apenas disponível em formato digital. A colectânea terá uma edição limitada a apenas 50 cópias, em que se pode escolher a versão com lâmina ou bisturi. A música deste projecto pode ser encontrada no bandcamp oficial do projecto. A edição está a cargo da Nekrogoat Heresy Productions, e tudo indica que dia 10 de Junho já esteja disponível para venda.

Na semana passada falámos aqui dos ANTIQUUS SCRIPTUM. Na altura, escreveu-se sobre «Magnis Tenebris Obscurantum», mas com um novo lançamento, intitulado «At The Ancient Gates Of Uncertainty», à vista. Pois bem, durante esta semana, uns escassos dias após termos publicado uma entrevista com o músico, eis que surge o anúncio de um novo registo, um disco de “tributo” intitulado «Tribute Sells… But Who’s Buying?». No alinhamento constam nomes como HELLOWEEN, MEGADETH, METALLICA, SLAYER, KREATOR, SEPULTURA, KING DIAMOND, OZZY OSBOURNE ou IRON MAIDEN. Ainda sem data de edição, pode muito bem ser o quarto lançamento deste ano para este profícuo projecto luso.

Notas finais para… Primeiro, o anúncio da edição, no dia 10 de Junho, através da polaca Godz Ov War Productions, do novo longa-duração dos BARBARIC HORDE. «Barbaric Hammer Fist», que sucede a «Axe Of Superior Savagery»,de 2020, vai ser disponibilizado nos formatos vinil, cassete e CD. Para terminar, uma menção ao trabalho que a Larvae Recordings tem vindo a desenvolver no campo das edições nacionais com selo estrangeiro noutros formatos, mas com chancela da editora portuense em cassete. «The Bitter End Of Old» e «Oecumenical Rites For The Antichrist», dos CORPUS CHRISTII e LAW OF CONTAGION, respectivamente, são dois bons exemplos disso, esperando-se outros anúncios neste campo muito em breve.