nailbomb

NAILBOMB: Ao vivo no Dynamo Open Air 1995 [pro-shot vídeo]

Ao longo da sua curta carreira, os NAILBOMB só deram dois concertos. Este foi um deles.

Feitas as contas, os NAILBOMB só duraram um ano, mas ninguém no seu perfeito juízo pode negar que causaram um enorme impacto nesse curto espaço de tempo. Projecto expontâneo criado pelo guitarrista e vocalista brasileiro Max Cavalera (na altura no leme dos SEPULTURA) e pelo noise rocker britânico Alex Newport (dos FUDGE TUNNEL), os NAILBOMB são um dos projectos mais interessantes em que qualquer um deles se envolveu ao longo dos anos e afirmaram-se como um extremar das suas discografias.

As raízes do grupo remontam a 1994 e à digressão de promoção a «Chaos A.D.», que contou com os FUDGE TUNNEL como “suporte”. Na estrada, uma das filhas de Gloria Cavalera, Christina, começou a namorar com Newport e, após a tour, o casal mudou-se para Phoenix. Max gostava de Newport, portanto tornou-se natural que começassem a tocar juntos.

Eu adorava o tom de guitarra ultra pesado do «Hate Songs in E Minor» dos Fudge Tunnel e o Alex mostrou-me como os tocava”, explicou Max à Revolver. “Depois, o Alex perguntou-me se lhe podia mostrar como tocar os riffs thrash realmente rápidos de álbuns como o «Arise». Basicamente, estávamos apenas divertir-nos. Não tínhamos nenhum plano de fazer um álbum.

A verdade é que, com ou sem plano, as jam sessions evoluíram para a escrita de canções originais, que acabariam por dar origem ao álbum «Point Blank». Editado a 8 de Março de 1994 pela Roadrunner Records, o disco assentava numa descarga de riffs thrash, samples a rodos e batidas electrónicas, tudo condimentado por uma fúria punk niilista que tornou temas como «Wasting Away», «Guerrillas» ou «World Of Shit» ainda mais relevantes com a passagem dos anos.

O grupo acabaria por separar-se em 1995, mas antes ainda subiu ao palco do festival holandês Dynamo Open Air, protagonizando a actuação que podes ver no player em cima. Em palco, Cavalera e Newport foram acompanhados por alguns dos seus pares mais talentosos, incluíndo DH Peligro (dos DEAD KENNEDYS), Dave Edwardson (dos NEUROSIS), IGOR CAVALERA (dos SEPULTURA) e Evan Seinfeld (dos BIOHAZARD), entre outros.