NADA

NADA Fest 2025: Revelados os primeiros nomes para mais uma edição épica em Beja

Já há quatro nomes confirmados no cartaz da 5.ª edição do NADA Fest, que regressa ao Pavilhão dos Sabores, em Beja, nos dias 20, 21 e 22 de Junho.

Este ano, Beja acolhe a 5.ª edição do NADA Fest entre os dias 20 e 22 de Junho de 2025. Promovido pela Associação Juvenil CulturMais, o evento decorrerá novamente no Pavilhão dos Sabores, situado no recinto da Ovibeja, sendo que este espaço será palco de três dias de celebração da música pesada, numa fusão perfeita entre tradição e modernidade, sob a sombra da lenda local da serpente monstruosa que confere à cidade um toque mítico.

Com a ambição de superar as edições anteriores, a organização acaba de confirmar os primeiros nomes de um cartaz de peso: BENEDICTION, ARCHGOAT, ESOTERIC e EQUALEFT. As quatro bandas prometem oferecer ao público actuações memoráveis, representando diferentes estilos da música extrema, desde o death ao black metal, passando pelo doom, e culminando nas tendências mais contemporâneas.

Em grande destaque nesta primeira ronda de confirmações, os britânicos BENEDICTION vão regressar a Portugal para mostrar porque são uma das bandas mais influentes do death metal europeu. Com mais de três décadas de carreira e uma discografia repleta de clássicos, como são «Subconscious Terror» e «The Grand Leveller», o grupo tem mantido a chama viva com uma energia que desafia o tempo. Oriundos da Finlândia, e não menos influentes, os ARCHGOAT trazem consigo o peso e a obscuridade do black/death metal. Famosos pelo seu som cru e intransigente, consolidaram-se como um dos nomes mais respeitados do género e esta actuação no NADA Fest promete ser um ritual de intensidade pura.

Por seu lado, os britânicos ESOTERIC são mestres (e pioneiros) na arte de criarem viagens introspectivas e desafiadoras com o seu doom. A banda, que há décadas explora os limites da música extrema com temas longos e atmosferas densas, que vão certamente proporcionar uma experiência imersiva e avassaladora no Pavilhão dos Sabores. Por fim, a representar o talento nacional, os portuenses EQUALEFT vão levar ao NADA Fest a sua fusão de groove e técnica afiada, apoiada em riffs poderosos e uma energia contagiante.

Para além da música, o NADA Fest afirma-se também uma oportunidade para redescobrir Beja e a sua herança histórica. A cidade, com as suas muralhas romanas, vestígios árabes, arquitectura gótica e o seu emblemático castelo, oferece um cenário único para um festival que, ao longo destes últimos anos, tem transcendido o habitual, unindo passado e presente. Em 2025, podem esperar três dias de intensidade, partilha e celebração num ambiente onde a música extrema encontra a sua expressão mais pura. Podes encontrar mais informações no site oficial do evento.