GUANOAPES

Já está completo o cartaz da 5.ª edição do NADA Fest, que regressa ao Pavilhão dos Sabores, em Beja, nos dias 20, 21 e 22 de Junho.

Este ano, Beja acolhe a 5.ª edição do NADA Fest entre os dias 20 e 22 de Junho de 2025. Promovido pela Associação Juvenil CulturMais, o evento decorrerá novamente no Pavilhão dos Sabores, situado no recinto da Ovibeja, sendo que este espaço será palco de três dias de celebração da música pesada, numa fusão perfeita entre tradição e modernidade, sob a sombra da lenda local da serpente monstruosa que confere à cidade um toque mítico.

Hoje, o festival anunciou mais uma leva de confirmações, fechando o cartaz com os gregos SUICIDAL ANGELS e um forte contingente nacional composto pelos QUINTETO EXPLOSIVO, REVOLUTION WITHIN, NAGASAKI SUNRISE, VECTIS, NAMEK, DOLMEN GATE, KARBONSOUL, BIOLENCE, AZZAYA, DANGER MACHINE, USMURRAÇA e CANTE DA ALMA.

Oriundos da Grécia e liderados desde 2001 por Nick Melissourgos, os SUICIDAL ANGELS são um caso raro de consistência e devoção ao thrash metal clássico, com raízes fincadas na Bay Area dos anos 80 e influências de nomes como Slayer, Napalm Death e Celtic Frost. Depois de várias demos e EPs, a estreia em álbum aconteceu em 2007 com «Eternal Domination», mas foi com «Sanctify The Darkness», de 2009, e um contrato com a Nuclear Blast que os gregos começaram a conquistar terreno na Europa e além.

Seguiram-se digressões intensas e presenças regulares em grandes festivais, sempre acompanhadas por discos cada vez mais sólidos, como «Bloodbath», de 2012, «Divide And Conquer», de 2014, e «Years Of Aggression», de 2019, todos bem recebidos nos mercados germânicos. Em 2024, regressaram à Nuclear Blast com «Profane Player», um registo que reforça a sua reputação como uma das forças mais ferozes do thrash europeu. Sem nunca trairem as suas raízes, os SUICIDAL ANGELS “aterram” no NADA Fest com a urgência de quem está sempre pronto a destruir tudo à sua frente.

Recorde-se que, no final de Fevereiro, a organização já tinha confirmado também a presença dos norte-americanos PENTAGRAM e ABSU na sua próxima edição. Os norte-americanos PENTAGRAM regressam a Portugal como um dos nomes mais influentes do doom metal. Liderada pelo carismático Bobby Liebling, a banda atravessou décadas de controvérsias e de renascimentos musicais, mantendo-se relevante com a sua combinação única de riffs pesados e uma aura sombria. àlbuns clássicos como «Relentless» e «Be Forewarned» cimentaram o seu estatuto como um dos pioneiros do género, e a sua actuação promete ser um dos momentos mais aguardados do NADA Fest.

Por seu lado, os ABSU são verdadeiros ícones do black/thrash texano e trazem a Beja a sua complexa mitologia e misticismo inspirado na Mesopotâmia. Conhecidos pela fusão frenética de velocidade e de técnica, os músicos são liderados por Proscriptor McGovern e aclamados tanto pela musicalidade virtuosa como pelas letras intrincadas e temáticas ocultas. O regresso aos palcos europeus após um hiato prolongado promete criar grande expectativa entre os fãs.

Recorde-se que, com a ambição de superar as edições anteriores, a organização do NADA Fest já tinha confirmado também a presença dos BENEDICTION, ARCHGOAT, ESOTERIC e EQUALEFT. As quatro bandas prometem oferecer ao público actuações memoráveis, representando diferentes estilos da música extrema, desde o death ao black metal, passando pelo doom, e culminando nas tendências mais contemporâneas.

Com grande destaque nessa primeira ronda de confirmações, os britânicos BENEDICTION vão regressar a Portugal para mostrar porque são uma das bandas mais influentes do death metal europeu. Com mais de três décadas de carreira e uma discografia repleta de clássicos, como são «Subconscious Terror» e «The Grand Leveller», o grupo tem mantido a chama viva com uma energia que desafia o tempo. Oriundos da Finlândia, e não menos influentes, os ARCHGOAT trazem consigo o peso e a obscuridade do black/death metal. Famosos pelo seu som cru e intransigente, consolidaram-se como um dos nomes mais respeitados do género e esta actuação no NADA Fest promete ser um ritual de intensidade pura.

Por seu lado, os britânicos ESOTERIC são mestres (e pioneiros) na arte de criarem viagens introspectivas e desafiadoras com o seu doom. A banda, que há décadas explora os limites da música extrema com temas longos e atmosferas densas, que vão certamente proporcionar uma experiência imersiva e avassaladora no Pavilhão dos Sabores. Por fim, a representar o talento nacional, os portuenses EQUALEFT vão levar ao NADA Fest a sua fusão de groove e técnica afiada, apoiada em riffs poderosos e uma energia contagiante.

Para além da música, o NADA Fest afirma-se também uma oportunidade para redescobrir Beja e a sua herança histórica. A cidade, com as suas muralhas romanas, vestígios árabes, arquitectura gótica e o seu emblemático castelo, oferece um cenário único para um festival que, ao longo destes últimos anos, tem transcendido o habitual, unindo passado e presente. Em 2025, podem esperar três dias de intensidade, partilha e celebração num ambiente onde a música extrema encontra a sua expressão mais pura. Podes encontrar mais informações e adquirir ingressos no site oficial do evento.