As lendas suíças do metal extremo SAMAEL vão assegurar as primeiras partes dos espetáculos de 30º aniversário dos MOONSPELL, que decorrem a 31 de Outubro e 1 de Novembro, nos Coliseus do Porto e de Lisboa, respectivamente. Dada a natureza solene desta ocasião, a banda liderada pelos irmãos Vorph e Xy – e cuja formação fica hoje completa com Drop na guitarra e Ales no baixo – prepararam dois alinhamentos muitíssimo especiais, que se vão focar em dois dos seus álbuns mais emblemáticos e reverenciados. A 31 de Outubro, noite de Halloween, no Coliseu Porto Ageas, a banda suíça vai interpretar na íntegra o LP clássico «Ceremony Of Opposites», editado nos idos de 1994 e que, com o seu dark metal avassalador, marcou o culminar da primeira fase de uma carreira sempre em mutação – e que já dura há mais de três décadas. No dia seguinte, 1 de Novembro, o quarteto de Sion vai tocar do início ao fim o marcante «Passage», de 1996, disco que deu o tiro de partida para a incorporação de sons mais industriais na sua música, amplificando em muito a amplitude criatividade do grupo e muito do que fizeram desde então.
Criados no final dos anos 80, os SAMAEL foram uma das bandas underground mais marcantes na viragem para os 90s e, a partir do black/death metal que os tornou populares no circuito do tape trading, transformaram-se numa das mais ousadas e ecléticas propostas sónicas da sua geração. Inspirados a alterarem o seu som introduzindo elementos industriais, electrónicos e góticos na sua fundação formativa, após a edição de «Worship Him» e «Blood Ritual», os músicos juntaram-se ao aclamado produtor Waldemar Sorychta e apresentaram o seu esforço mais realizado e distinto até à data. O impressionante «Ceremony Of Opposites» mostrou os músicos a explorarem atmosferas malignas e melodias de teclado para criarem aquilo a que os próprios apropriadamente chamaram “operetas macabras”. Com a fasquia mais elevada que nunca, para a gravação do disco seguinte, o definidor «Passage», Xy assumiu as funções de teclista e programador, com a mistura muito pouco convencional da brutalidade do black/death metal com sons góticos e industriais a resultar num dos títulos mais originais do metal extremo da década. Com um pé no passado e outro no futuro, a banda não mais olhou para trás, mantendo-se consistentemente no cativo e redefinindo conceitos e paradigmas a cada nova oportunidade.
Com cerca de meio milhão de discos vendidos, concertos nos cinco continentes e mais de uma vintena de edições, os MOONSPELL também nunca deixaram nem de inovar, nem de honrar o seu legado. Em 2022, celebram três décadas sempre em crescendo com a The Greater Tour, que os levará a mais de cinquenta países para celebrar passado, presente e futuro com o que tem de melhor: os seus fãs. A rota culmina com dois concertos históricos, nas salas mais emblemáticas do país: dia 31 de Outubro, Halloween, data mítica no calendário da alcateia, os músicos dão início às comemorações no Coliseu Porto Ageas, descendo no dia seguinte ao Coliseu dos Recreios, Lisboa, para um encerramento que se prevê épico. Além de receberem um alinhamento que remontará às suas origens («Anno Satanae»/«Under The Moonspell») com o resto dos temas a serem escolhidos pelos fãs, em regime by request, através da votação nas redes sociais da banda, os Coliseus também terão patente uma exibição de 30 objetos icónicos, pertencentes à coleção privada da banda, que poderá ser visitada nos dias dos concertos, a partir das 19:30. Ao espetáculo será ainda acrescentado um aspeto documental, com a projeção em cena de alguns dos momentos mais marcantes da trajetória dos MOONSPELL. Os bilhetes para os concertos custam 30€.