No passado fim de semana, Al Jourgensen e os seus MINISTRY actuaram no festival Cruel World e tocaram apenas temas dos álbuns «With Sympathy» e «Twitch».
Al Jourgensen e os seus MINISTRY caminharam por um corredor nostálgico no fim de semana passado, com os titãs industriais a tocarem um alinhamento composto apenas por temas da sua fase new wave e pop no festival Cruel World. Como podes conferir nos vídeos em baixo, a apresentação de sábado, dia 11 de Maio, no Rose Bowl, em Pasadena, na Califórnia, baseou-se em material dos álbuns «With Sympathy» e «Twitch», de 1983 e 1986, respectivamente.
Verdade seja dita, embora canções mais antigas como «Revenge» e «(Everyday Is) Halloween» tenham aparecido nos alinhamentos dos MINISTRY em tempos mais ou menos recentes, pérolas como «Work For Love», «I’m Falling» ou «Effigy ( I’m Not An)» não eram legitimamente interpretadas por Jourgensen há mais de quatro décadas.
Inicialmente, só o facto do líder dos MINISTRY ter assumido este set foi surpreendente, uma vez que, durante muito tempo, o líder da banda tudo fez para se manter afastado do seu legado mais suave e pop. No entanto, depois de uma conversa estimulante com o companheiro de digressão e ícone dos sintetizadores Gary Numan, Jourgensen começou a trabalhar numa reformulação metalizada do single «Revenge». Foi a partir daí que deu então início a um processo de recuperação dos seus primeiros trabalhos para o palco.
“Basicamente, o que fizemos foi transformar essas canções rock de arena”, disse Jourgensen à Rolling Stone no início da Primavera. “Sinto-me fortalecido e, para mim, é muito catártico poder assumir estes temas em vez de andar a fugir deles. O espectáculo no Cruel World vai ser, literalmente, um exorcismo público.”
Actualmente ainda não está claro se os MINISTRY têm mais apresentações deste género em mente para o futuro, mas a banda vai estar em digressão com Alice Cooper e Rob Zombie durante o Verão, lançou o álbum «HOPIUMFORTHEMASSES» em Março passado e, recentemente, reuniu-se com o baixista Paul Barker. Jourgensen também já esclareceu que há mais um álbum dos MINISTRY a caminho antes de colocar um ponto final na carreira do projecto.