MILO SILVESTRO

Quem é MILO SILVESTRO, o novo vocalista dos FEAR FACTORY?

Milo Silvestro é italiano e fazia versões de temas da banda oriunda de Los Angeles.

No dia 21 de Fevereiro último, Dino Cazares, o guitarrista e mentor dos FEAR FACTORY, anunciou finalmente o novo vocalista da banda, após um exaustivo processo de audição que incluiu 300 vocalistas diferentes. O vocalista original do grupo, Burton C. Bell, deixou a banda em 2020 e, apesar de ter dito que já tinha encontrado um substituto no ano seguinte, Cazares demorou três anos a concretizar a promessa.

A escolha recaiu, como sabemos, num desconhecido Milo Silvestro, que conseguiu o cobiçado lugar depois de Dino ter visto alguns vídeos em que o cantor italiano fazia algumas versões de temas da banda oriunda de Los Angeles. Silvestro, que faz metal electrónico como Dead Channel, vem de uma família com tradição musical e iniciou a sua jornada criativa como baterista.

Os meus pais são músicos profissionais“, explicou Milo no vídeo em que revelou ao mundo o seu envolvimento nos FEAR FACTORY. “A minha mãe é professora de canto; o meu pai é guitarrista e compositor profissional de blues“, diz o músico, que tinha apenas doze anos quando começou a tocar bateria e percussão. “Essas são as minhas principais paixões… O ritmo e o groove.” No entanto, com o metal, diz ter encontrado uma forma de “deixar certas coisas saírem” do seu sistema.

No clip, que podes recordar no player em baixo, Milo Silvestro admite mesmo que conseguiu um emprego de sonho ao ser escolhido como vocalista dos FEAR FACTORY e, na verdade, este é tipo de história — uma banda estabelecida que arranca um novo vocalista da relativa obscuridade — geralmente reservada para o cinema.

Fiz um versão vocal, um medley com pedaços de vários temas do «Soul Of A New Machine»“, recorda o cantor. “Resolvi colocá-la online… Só para que algumas pessoas o vissem. E, felizmente, o Dino estava naquela página e elogiou-me“. Cazares, por seu lado, acrescenta: “Ele fazia todos os guturais e todas as vozes melódicas de uma forma fantástica. Fiquei logo muito impressionado e, depois, segui-o durante os últimos dois anos porque vi alguns dos vídeos que colocou na página numa página de fãs dos Fear Factory no Facebook.

O guitarrista aponta também para um vídeo de outra versão da banda assinado por Silvestro em 2013, em que o músico canta e toca guitarra, bateria e baixo. “Esta é uma enorme oportunidade para mim“, desabafa Silvestro. “Sou fã da banda há muitos anos e ainda parece muito surreal, mas estou muito estusiasmado. Sei que tenho uns sapatos enormes para preencher, mas estou aqui para fazer isso da melhor forma possível e para fazer justiça ao legado vocal desta lendária banda.

Os músicos vão então fazer-se à estrada na Europa no próximo Outono e a rota inclui uma obrigatória passagem por Portugal para um concerto único, agendado para o dia 12 de Novembro, no LAV – Lisboa Ao Vivo. Com novo registo de estúdio para mostrar, «Re-Industrialized» foi editado no dia 23 de Junho, e clássicos intemporais como «Martyr», «Self Bias Resistor», «Replica» ou «Shock» num fundo de catálogo irrepreensível, Dino Cazares e companhia estão mais do que habilitados a mostrar porque, mais de três décadas depois da edição de «Soul Of A New Machine», continuam a ser vistos como uma das propostas mais revolucionárias e contundentes no espectro da música extrema.