“Uma perda enorme para a música”, reitera MIKAEL ÅKERFELDT.
O mundo do rock continua a lamentar a perda do virtuoso JOHN SYKES, guitarrista britânico conhecido pela sua passagem por bandas tão icónicas como os Tygers Of Pan Tang, Thin Lizzy, Whitesnake e Blue Murder. Sykes faleceu aos 65 anos, vítima de um longo combate contra o cancro, na passada segunda-feira, dia 20 de Janeiro. Como é natural, a morte do músico gerou uma onda de homenagens por parte dos seus pares , destacando-se a de MIKAEL ÅKERFELDT, vocalista e guitarrista da banda sueca OPETH.
Mikael expressou as suas condolências através das redes sociais do grupo, sublinhando a admiração que sempre sentiu pelo legado de Sykes. “Fiquei completamente surpreendido e chocado ao saber da morte do enorme John Sykes“, escreve Mikael. “Ele é quase a personificação do que imaginamos quando pensamos num guitarrista de heavy metal ou rock. Embora não fosse um grande fã dos Tygers Of Pan Tang, reconheço o seu talento desde o início. Para mim, o nome de Sykes está inevitavelmente ligado ao álbum «1987», dos Whitesnake, e ao trabalho brilhante que fez com os Blue Murder.”
MIKAEL ÅKERFELDT revela ainda que a música de Sykes sempre teve impacto na rotina dos OPETH: “Às vezes, antes dos concertos, colocamos a «I’m On Fire», dos Blue Murder, a tocar. É uma música tão poderosa que é impossível não te acordar e energizar. O que ele conseguiu com nesse projecto, com o Carmine Appice e o Tony Franklin, foi simplesmente genial.” Recordando um concerto em que viu Sykes ao vivo com uma uma versão reunida dos Thin Lizzy, Mikael diz que “mesmo sem o Phil, foi fantástico ouvir aqueles temas clássicas. O John era um guitarrista magnífico e um compositor talentoso. O seu vibrato característico e a emotividade que colocava nas suas interpretações eram únicos.“
JOHN SYKES foi uma figura central no mundo do hard rock e do heavy metal dos anos 80. O seu trabalho mais notável surgiu quando se juntou aos Whitesnake e escreveu grande parte do icónico LP homónimo de 1987. Entre os seus sucessos destacam-se temas como «Is This Love», «Still Of The Night» e «Here I Go Again». Este último tornou-se um fenómeno global, alcançando o topo das tabelas de vendas deste e do outro lado do Altântico. Apesar do êxito do álbum, Sykes foi inesperadamente afastado antes mesmo do seu lançamento quando David Coverdale, o vocalista dos Whitesnake, decidiu reformular a formação para uma estética mais compatível com a era da MTV.
Além do seu tempo nos Whitesnake, Sykes brilhou nos Thin Lizzy, participando no álbum «Thunder And Lightning», e lançou dois álbuns de estúdio com os Blue Murder. O projecto, que liderou, é considerado uma joia entre os fãs de hard rock, misturando a virtuosidade instrumental com um som bem poderoso e inovador. Em 2009, anunciou a sua saída definitiva dos Thin Lizzy para se dedicar à sua própria música.