METALLICA

METALLICA: Concerto da primeira digressão de sempre para ver na íntegra [vídeo]

Os METALLICA, metidos na máquina do tempo, de volta a 1983 e à sua primeira digressão de sempre.

Enquanto hoje em dia os concertos dos METALLICA são captados em toda a sua glória HD para os fãs os reviverem sempre que desejarem, durante a pandemia a banda de São Francisco decidiu recuperar vários registos de concertos ao longo dos anos e, aproveitando mais um ano que passa desde a trágica morte do baixista CLIFF BURTON, hoje recordamos esta explosiva actuação que aconteceu durante a primeira tour de sempre do quarteto com base em São Francisco.

O concerto que podes ver no player em baixo foi captado a 12 de Agosto de 1983 no diminuto e lendário The Metro, em Chicago, no Illinois, apenas umas semanas após o lançamento de «Kill ‘Em All», o álbum de estreia do quarteto então formado por James Hetfield na guitarra e voz, Lars Ulrich na bateria, Cliff Burton no baixo e Kirk Hammett na guitarra. As imagens foram produzidas e realizadas por Tom Hilbe, da This Town Productions, em West Hollywood, na Califórnia.

Refletindo sobre aquela época logo no início do vídeo, Lars Ulrich, o baterista e um dos estrategas dos METALLICA, explica: “Estas imagens remontam ao Verão de 1983; ou seja, há cerca de 400 anos. Este foi um dos concertos da nossa primeira digressão com os nossos amigos dos Raven. Estávamos a atravessar a América, apenas a tentar entender tudo. Dois clips desta actuação apareceram originalmente no VHS «Cliff ‘Em All» e o concerto completo foi incluído uns anos depois na edição deluxe do «Kill’ Em All». Infelizmente, o áudio só começou a ser gravado depois da «Hit The Lights»!”.

O vídeo curto, mas bem doce, começa com a «Jump In The Fire», antes dos METALLICA se atirarem com uma força brutal a «Phantom Lord», «No Remorse», «Anesthesia (Pulling Teeth)», «Whiplash», «Seek & Destroy» e «Metal Militia». Importa notar que o concerto captura um momento em que a jovem banda ainda estava à procura do seu caminho na cena metal, sem a mínima noção do movimento thrash que os tornou populares nos anos seguintes. Na época, James Hetfield e Kirk Hammett feito 20 anos há pouco tempo; Lars Ulrich tinha apenas 19 anos e Cliff Burton tinha comemorado o seu 21.º aniversário no início do ano.