Os METALLICA a fazerem história… Com DAVE MUSTAINE a ver na audiência.
Editado a 3 de Março de 1986, o clássico «Master Of Puppets», dos METALLICA, é um dos álbuns mais influentes de todos os tempos na música pesada. O disco, que foi editado há 37 anos, é composto por oito temas excelentes, a que nem um fã poderá apontar defeitos, sendo que o tema-título continua ser um dos mais icónicos hinos que alguma vez gravaram. Num misto de rapidez, peso demolidor e refrão marcante, a canção é facilmente reconhecida logo às primeiras notas, sendo que, quase quatro décadas depois, continua a ter o mesmíssimo impacto que quando a ouvimos pela primeira vez.
O tema foi tocado pela primeira vez ao vivo a 31 de Dezembro de 1985, uns meses antes da edição do LP, no Civic Auditorium, em São Francisco, na Califórnia. No local estavam cerca de seis mil felizardos, para assistirem a um concerto que, além dos METALLICA, contou ainda com a participação dos EXODUS e dos METAL CHURCH. Com uma particularidade: os ANTHRAX estavam escalonados no cartaz, mas foram substituídos pelos MEGADETH, liderados por Dave Mustaine, que pouco tempo antes dividia as guitarras com James Hetfield nos four horseman.
Com dois álbuns já editados na altura, o «Kill ‘Em All» e o «Ride The Lightning», os fãs deviam estar ansiosos por ouvir música nova e a espera chegou finalmente ao fim neste espectáculo de passagem de ano. Após tocar três temas de rajada — «Creeping Death», «Ride The Lightning» e «No Remorse» –, o vocalista e guitarrista James Hetfield anunciou que a banda ia tocar o tema-título do próximo álbum de estúdio. Uma gravação áudio do momento foi, como quase tudo o que se possa imaginar nos dias que correm, disponibilizada no Youtube e pode ser conferida no player em cima. Pouco mais de três meses depois, a 3 de março de 1986, os METALLICA lançavam então o «Master Of Puppets», um dos maiores discos de metal de todos os tempos.