Em 2000, muita tinta correu sobre o processo movido pelos METALLICA contra o Napster por infringir o copyright de uma versão demo de «I Disappear», single que, na época, ainda não tinha sido lançado oficialmente, mas já estava disponível para download no serviço ilegal de partilha de ficheiros. Ao descobrir que, à semelhança de todo o fundo de catálogo da banda, o tema podia ser “baixado” sem qualquer custo por milhares de utilizadores, a banda liderada por James Hetfield e Lars Ulrich deu início a uma batalha legal que se tornou famosa na indústria da música. Numa entrevista recente à Classic Rock, o guitarrista Kirk Hammett relembrou o episódio e explicou que a disputa legal era um primeiro sinal de para onde o mercado discográfico se estava dirigir já naquela altura. “Nós avisámos toda a gente em relação ao rumo que a indústria estava a tomar“, afirmou o guitarrista. “Avisámos que a indústria da música ia perder certo de 80% do seu património líquido, poder e influência. Quando estas alterações monumentais acontecem, ou chocalhamos a porra da gaiola ou não fazemos nada ou seguimos em frente. Há definitivamente uma nova forma de lançar canções, mas a indústria da música não é tão eficaz como era antes do Napster. Infelizmente, já estamos presos a esse modelo. Tem que haver algum tipo de ponto a meio caminho onde os dois se encontram, caso contrário vai haver um modelo completamente novo a entrar na jogada.” Vale a pena mencionar que, nos últimos dois anos, os discursos em relação às plataformas de streaming têm sido cada vez mais negativos, com vários artistas a posicionarem-se contra o baixo rendimento proporcionado por estes serviços.