METALLICA

METALLICA: KIRK HAMMETT e a GIBSON revelam a ‘1989 Les Paul Custom’

A Gibson apresentou a ‘Kirk Hammett 1989 Les Paul Custom’, uma réplica deslumbrante do modelo original e modificado do guitarrista dos METALLICA.

Esta ‘Kirk Hammett 1989 Les Paul Custom’, fortemente modificada, acabou de sair do Murphy Lab, onde a equipa de Tom Murphy reproduziu meticulosamente todo o desgaste e cicatrizes de batalha da guitarra eléctrica original. E não há qualquer dúvida de tratar-se de uma Les Paul Custom — há os inlays em bloco, o detalhe da cabeça com diamantes divididos, o binding de sete camadas na parte superior do corpo, as cinco camadas na parte inferior e na cabeça e ainda uma escala com binding a unir tudo.

No entanto, esta é uma Les Paul Custom que já passou por tormentas e foi “mexida” por Hammett ao longo dos anos. Os mais atentos vão reparar que as ferragens não são da cor normal de uma Les Paul Custom. Foram trocadas por ferragens pretas, com afinadores Grover Rotomatic, com botões em forma de feijão na cabeça. A ponte também é digna de uma inspeção mais atenta. Tal como a Jerry Cantrell Wino Les Paul Custom, este modelo foi equipado com uma ponte Fishman Powerbridge, que dá aos músicos uma voz acústica piezoeléctrica para complementar os dois humbuckers.

No interior do estojo da guitarra encontra-se um Certificado de Autenticidade e mais algumas opções de hardware, como um conjunto opcional de botões de correia de bloqueio Schaller S-Lock pretos. E há também o pickguard de cinco folhas Les Paul Custom preto tradicional. O corpo já foi perfurado para o colocar. A ‘Kirk Hammett 1989 Les Paul Custom’ é despachada num estojo Gibson Deluxe Protector. Vale $8,999 (dólares) e podem descobrir mais detalhes na ROMA INVERSA e na página oficial da Gibson.

KIRK HAMMETT, que, após ter estado na criação dos EXODUS, integra os METALLICA desde o início dos anos 1980, lançou finalmente o seu primeiro trabalho solo em 2022. «Portals» é um EP, foi lançado no contexto do Record Store Day, e é totalmente instrumental; composto por quatro faixas, totaliza pouco mais de 27 minutos de duração.

Como noticiado anteriormente, os temas foram gravados em diversas localizações espalhadas pelo mundo, de Los Angeles a Paris, passando por Oahu. Fortemente influenciado pela música clássica, pelas bandas-sonoras, filmes de terror e pelo extenso catálogo de Ennio Morricone, Kirk queria que os canções do EP fluíssem umas nas outras, por isso contou com todo um elenco de amigos que o ajudaram a gravar temas.

Produzido pelo próprio guitarrista dos METALLICA, o disco é composto por quatro composições — «Maiden And The Monster» e «The Jinn» no lado A, e «High Plains Drifter» e «The Incantation» no lado B. Estes dois últimos foram co-escritos com o compositor Edwin Outwater, que já tinha colaborado com o músico no «S&M²». A lista de músicos convidados inclui o baterista Jon Theodore (dos QUEENS OF THE STONE AGE e companheiro de Kirk na sua THE WEDDING BAND), Abraham Laboriel, Greg Fidelman, Blake Neely e Bob Rock.