James Hetfield fala sobre o futuro dos METALLICA.
Durante a sua participação mais recente no ‘The Metallica Report’, o podcast que oferece atualizações semanais sobre tudo o que diz respeito aos METALLICA, James Hetfield foi questionado sobre o que a banda aprendeu com as experiências vividas durante M72 World Tour em 2023 e 2024 e vai aplicar aos concertos recentemente anunciados para o próximo ano. “Sinto que atingimos outro nível de confiança“, começou por explicar o vocalista e guitarristas das lendas do rock pesado.
“O «72 Seasons» foi bem recebido, as músicas novas que estamos a tocar ao vivo funcionam e encaixam no nosso catálogo perfeitamente, e isso deu-nos um certo ímpeto. Nós não temos medo de tocar material mais recente, mas também não estamos a exagerar. Sabemos perfeitamente que as pessoas querem ouvir apenas o ‘best of’, e temos de desafiá-las a escutarem algumas das canções novas também, porque não queremos ser uma banda que só toca os seus maiores êxitos e mais nada.“
Neste ponto, a voz dos METALLICA recorda que os concertos têm sempre uma dose de imprevisibilidade, mas explica que o quarteto já aprendeu a lidar com isso: “Acho que a nossa confiança em palco, sabermos que todos os erros fazem parte do espectáculo, nos ajuda bastante… Há algo que dizemos sempre antes de começarmos a tocar: ‘ei, todos os erros são grátis’. E, bem vistas as coisas, nem são erros, essa palavra é um pouco ridícula neste contexto. É apenas uma forma diferente de tocar determinada parte nessa noite. Todos podem aproveitar o que acontece naquele momento. E, sinceramente, acho que aceitar isso é um desafio.“
Recntemente, os METALLICA confirmaram que a sua ‘M72 WORLD TOUR’ vai prolongar-se pelo terceiro ano, com o anúncio de 21 concertos na América do Norte em Abril, Maio e Junho de 2025. Os bilhetes de duas noites para esta rota No Repeat Weekends e os ingressos para os concertos únicos já estão à venda. Para mais informações, experiências melhoradas, pacotes de viagens e muito mais, podes aceder ao site oficial dos METALLICA.
Desde a abertura em Abril de 2023, em Amesterdão, a ‘M72 WORLD TOUR’ viu os METALLICA tocarem para cerca de três milhões de fãs e continua a surpreender os fãs e os críticos. Agora, com a triunfante temporada de 2024 a terminar com quatro noites esgotadas na Cidade do México, onde a banda vai tocar para mais de 250.000 fãs ao longo de dois No Repeat Weekends, dão continuidade à consagrada tradição. Com cada noite dos dois concertos que fazem na mesma cidade a apresentar alinhamentos e bandas de “suporte” totalmente diferentes.
No entanto, numa nova reviravolta, a versão 2025 da digressão contará com vários concertos individuais, trazendo a produção completa da digressão, com o seu enorme palco circular, para locais que incluem dois estádios de futebol universitário: JMA Wireless Dome, em Syracuse, Nova Iorque, a 19 de Abril, e a primeira visita dos METALLICA a Blacksburg, na Virgínia, a casa dos Virginia Tech Hokies. O concerto de 7 de Maio, no Lane Stadium, marcará o culminar de mais de duas décadas de «Enter Sandman» a tocar quando a equipa entra em campo.
Além de tocarem em estádios por todo o país, o itinerário do próximo périplo dos METALLICA vai incluir também duas aparições como cabeças de cartaz em festivais — a primeira será logo na noite de abertura da digressão, a 12 de Abril, no ‘Sick New World’, nos Las Vegas Festival Grounds. Os dias 9 e 11 de Maio marcam um híbrido festival / No Repeat Weekend, com os músicos liderados por James Hetfield e Lars Ulrich a tocarem duas vezes no ‘Sonic Temple’ no Historic Crew Stadium, em Columbus, no Ohio. Entre as bandas de abertura dos concertos de 2025, vão estar nomes como PANTERA, LIMP BIZKIT e SUICIDAL TENDENCIES, entre outros.