METALLICA: Comemoram 20 anos de «S&M». Lars Ulrich recorda o primeiro concerto.

Foi já há vinte anos que os METALLICA colaboraram com a Orquestra Sinfónica de São Francisco para uma actuação ao ao vivo sem precedentes que polarizou a opinião dos fãs com a sua abordagem sinfónica ao heavy metal. O concerto deu depois origem a um álbum ao vivo, intitulado «S&M», que valeu à banda um Grammy para “Melhor Performance de Rock Instrumental” para o tema «The Call Of Ktulu».

Agora, para celebrar o aniversário desse concerto, os METALLICA e a Orquestra Sinfónica de São Francisco vão reunir-se de novo para um espectáculo designado “S&M2”, que vai acontecer a 7 de Setembro na inauguração de um novíssimo Chase Center em São Francisco. Este será o evento de abertura da nova arena, que tem capacidade para mais de 18 mil pessoas e servirá de “casa” aos Golden State Warriors.

A actuação foi anunciada numa conferência de imprensa, que contou com a presença de Lars Ulrich e James Hetfield ao lado de London Breed (o Mayor da cidade São Francisco) e de Joe Lacob (o dono dos Golden State Warriors), provando a importância da banda e deste novo estádio para a cidade.

Conceptualmente, a actuação incluirá os arranjos dos espectáculos originais, junto com novas versões de músicas que a banda lançou desde então, com novos arranjos orquestrais de Bruce Coughlin. O maestro Michael Tilson Thomas fará uma aparição especial naquela que é a sua última temporada como director musical da Orquestra, conduzindo uma parte do espectáculo.

Entretanto, Lars Ulrich celebrou o 37º aniversário do primeiro concerto dos METALLICA, partilhando a única foto que encontrou do kit de bateria que usou nessa actuação, além do setlist e do seu diário daquele dia. O concerto aconteceu a 14 de Março de 1982 no Radio City em Anaheim, na Califórnia — apenas alguns meses antes dos músicos fazerem a sua primeira gravação.

O alinhamento da actuação incluiu apenas duas músicas originais — «Hit The Lights» e «Jump In The Fire» — e foi preenchido por versões «Let It Loose» dos SAVAGE, «Blitzkrieg» dos BLITZKRIEG, «Killing Time» dos SWEET SAVAGE e quatro canções dos DIAMOND HEAD.

Ver esta publicação no Instagram

37 years ago today, March 14 ’82, the ‘Tallica played our first live show ever at a joint called Radio City in Anaheim, California. As you can tell from the notes in my diary, it was my first gig ever and I was “very nervous.”(!) Additionally, you eagle-eyed observers may notice that there’s not a lot of ‘Tallica originals being performed here at the first outing, but almost all NWOBHM covers, most of which ended up being recorded later along the way and showing up on various Garage releases… Here for your viewing pleasure is a picture of your Danish drummer from later in ’82 still playing my first Camco kit (there are no pictures that exist from the first gig), the OG flyer, the setlist in my handwriting and a page from my diary describing the antics of the evening! Happy Live Debut Anniversary! Who would’ve thought….🤪 #wanna #tbt 📸 by @umlaut

Uma publicação partilhada por Lars Ulrich (@larsulrich) a