Lars ‘Ratz’ Ranzenberger, baixista e membro fundador da banda de power metal METALIUM, faleceu ontem, dia 18 de Abril, na sequência de um acidente com o seu avião ultraleve, que caiu na cidade de Mallorca, em Espanha. Lars, que tinha apenas 53 anos, fez parte dos METALIUM durante todo o tempo em que a banda se manteve em actividade, entre 1998 e 2011. O músico participou em todos os álbuns de estúdio gravados pelo grupo e, após a separação desse projecto, foi baixista e produtor da banda FYRE. Segundo o site espanhol We Publish News, o acidente ocorreu próximo da estrada de Palma para Manacor, próximo do hangar do campo de aviação de Es Cruce, local onde Ranzenberger costumava estacionar a sua aeronave. Apesar da rápida chegada da equipa médica, da polícia e dos bombeiros, nada pôde ser feito, já que Lars faleceu instantaneamente. A Guarda Civil abriu uma investigação sobre as causas e circunstâncias do acidente.
O guitarrista Chris Caffery, que tocou com Lars nos METALIUM, homenageou o baixista com uma publicação no seu perfil do Facebook. “Muitas conversas que tive durante o ano passado envolveram reuniões e novos discos de bandas com as quais não gravava há anos“, começou por dizer o músico norte-americano, que também tocou nos SAVATAGE. “Uma dessas conversas envolveu o Henning [Basse, vocalista] e o Lars Ratz sobre a possibilidade de fazermos um novo disco e uma digressão com os METALIUM. Na verdade, até comecei a escrever canções com esse reencontro em mente. Estou chocado e muito triste por ter acabado de receber a triste notícia de que o Lars Ratz morreu hoje um acidente de avião“.
“Aquele primeiro disco dos METALIUM [«Millenium Metal – Chapter One», lançado em 1999] foi uma grande parte do meu passado musical e pessoal“, continua a dizer o músico na publicação que pode ser vista, na íntegra, em baixo. “Embora a situação nem sempre fosse perfeita, o Lars acreditou em mim e ficou muito orgulhoso por me ter como guitarrista e como parte da criação dos primeiros álbuns e concertos. O «Millennium Metal» foi um disco clássico do início ao fim. O Lars adorava correr riscos, e viveu o heavy metal de muitas maneiras diferentes. Além disso, ser piloto. Agora pode levar alguns dos meus amigos que estão no céu em alguns de seus voos. Voa com os anjos, meu amigo“. A LOUD! deixa aqui as suas condolências à família, aos amigos e companheiros de banda de Lars “Ratz” Ranzenberger.