A 1 de Novembro de 1994, os MEGADETH lançaram o sucessor do enorme «Countdown To Extinction».
Editado originalmente a 1 de Novembro de 1994, via Capitol Records, o «Youthanasia» celebra hoje o seu 30.º aniversário. Este, que foi o sexto álbum de estúdio dos MEGADETH, sucedeu ao sucesso estratosférico do anterior «Countdown To Extinction» e começou a ser gravado nos Phase Four Studios, em Tempe, em Janeiro de 1994. Depois de algumas semanas de trabalho, os músicos mudaram-se então para os Vintage Recorders, em Phoenix, no Arizona, sendo nessa segunda localização que fizeram grande parte do trabalho que se ouve no disco.
A produção dos temas ficou a cargo de Max Norman, em parceria com Dave Mustaine, o líder, fundador, vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo. Mesmo sem apresentar uma grande mudança estilística em relação às anteriores gravações da banda, isso só aconteceria uns anos depois, com o«Risk», o «Youthanasia» mostrou o quarteto a disparar com todos os cilindros e com aquela que é considerada a sua formação ideal: Dave Mustaine na guitarra e voz, Marty Friedman na guitarra, David Ellefson no baixo e Nick Menza na bateria.
Adoptando uma abordagem talvez apenas um pouco mais acessível e redonda, esta colecção de doze canções revelou-se mais um enorme sucesso comercial para os MEGADETH. Ainda que nunca tivesse estado em posição de morder sequer os calcanhares mais METALLICA, por esta altura, Dave Mustaine devia sentir-se um pouco mais vindicado em relação aos seus ex-companheiros James e Lars.
Muito à custa ainda dos ecos provocados pela «Symphony Of Destruction» e pelo enorme impacto provocado pelo predecessor «Countdown To Extinction», que tinha sido editado apenas dois anos antes, o «Youthanasia» apoiou-se estoicamente em mais dois singles de enorme sucesso, a mais pesadota «Train Of Consequences» e a super balada «A Tout Le Monde», que se transformou rapidamente num enorme sucesso radiofónico e num dos momentos mais incontornáveis da carreira do grupo.
Ainda no campo das comparações — aquelas que Mustaine provavelmente prefere evitar — com a «A Toute Le Monde», os MEGADETH gravaram finalmente a sua «Nothing Else Matters». Surgido na sequência daquele que se transformou na maior realização comercial da banda, entrando no #2 na tabela de vendas dos Estados Unidos e eventualmente a tornando-se dupla-platina, o «Youthanasia» só muito dificilmente poderia ultrapassar os píncaros atingidos pelo «Countdown To Extinction».
Mesmo assim, apoiado no seu som um pouco mais mainstream, o sexto álbum dos MEGADETH só pode ser visto como mais um triunfo por parte de Dave Mustaine e companhia. Logo na primeira semana, o álbum vendeu 143.000 unidades e chegou à posição #4 da Billboard 200, fazendo do «Youthanasia» o segundo título que mais vendeu dos cinco primeiros da banda, apenas dois pontos abaixo do #2 de 1992 — uma posição a que só chegariam novamente em 2016, com «Dystopia».