MEGADETH

MEGADETH: Retiram a ficha técnica de KIKO LOUREIRO do seu site oficial

Apesar de ainda não ter sido divulgada qualquer declaração a comunicar o afastamento definitivo de Loureiro, o guitarrista brasileiro é agora listado como sendo um ex-membro dos MEGADETH.

Os MEGADETH retiraram a ficha técnica do guitarrista Kiko Loureiro do site oficial da banda. O músico brasileiro, que tem estado afastado dos palcos desde Setembro de 2023, foi rapidamente substituído por Teemu Mäntysaari. Apesar de ainda não ter sido divulgada qualquer declaração oficial a comunicar o seu afastamento definitivo, segundo o que consta no site, a formação da banda conta agora com Dave Mustaine na guitarra e voz, Teemu Mäntysaari na guitarra, James LoMenzo no baixo e Dirk Verbeuren na bateria, enquanto Kiko aparece listado como ex-membro.

Kiko Loureiro juntou-se aos MEGADETH em 2015, como substituto de Chris Broderick. Ao longo da sua passagem pelo grupo, gravou os álbuns «Dystopia» e «The Sick, The Dying…And The Dead!», lançados em 2016 e 2022, respectivamente. Um dos elementos que mais tempo passou na banda, Kiko anunciou o seu afastamento do grupo em Setembro de 2023 devido a problemas familiares. Dois meses depois, o guitarrista informou que o seu afastamento se prolongaria por mais um ano.

Em Setembro, tive de me afastar da rota norte-americana da digressão por motivos familiares”, começou por recordar Kiko Loureiro numa publicação datada de 19 de Novembro. “Olhando para o futuro, durante 2024, prevemos uma agenda ainda mais pesada para os Megadeth. Após uma profunda reflexão e conversa com o Dave Mustaine e o manager do Megadeth, concordámos que a decisão certa é estender a minha ausência. Não quero atrapalhar nenhum dos planos da banda ou o trabalho duro de todas as pessoas incríveis envolvidas na digressão.

“Os meus nove anos com os Megadeth têm sido uma jornada inacreditável, repleta de incontáveis momentos inesquecíveis”, continua ele. “Tours inesquecíveis, um Grammy para o «Dystopia», uma nomeação para outro Grammy e vários elogios para o «The Sick, The Dying… And The The Dead!» são apenas alguns dos destaques. É difícil colocar em palavras a magnitude dessas experiências.”

Tenho a certeza que qualquer fã de heavy metal pode apreciar o quão incrível é tocar e criar música com uma banda que cresceste a ouvir e partilhar o palco com uma lenda da guitarra como o Dave Mustaine, e de músicos fenomenais como o James LoMenzo e o Dirk Verbeuren, sem mencionar a nossa incrível equipa”, conclui KIKO LOUREIRO. “No entanto, o aspecto mais querido destes nove anos foi conhecer o incrível exército de fãs devotados dos Megadeth ao redor do mundo. A sua dedicação é inspiradora e tenho imensa admiração e respeito por todos vocês.

Umas horas depois, Dave Mustaine emitiu a sua própria declaração sobre a situação, expressando o seu apoio a Loureiro e revelando que Mäntysaari continuará com os MEGADETH em 2024. “Durante a semana passada recebi um telefonema do meu parceiro Kiko Loureiro e conversámos por um tempo“, escreveu Mustaine.

Perguntei como estavam as coisas em relação aos assuntos importantes que levaram à sua ausência da nossa turnê anterior, que foi necessária para que pudesse ficar com a família. Quero actualizá-los sobre o que Kiko partilhou comigo, mas antes de fazer isso, quero que vocês saibam que amo, respeito e apoio completamente a decisão dele. O Kiko enfatizou o seu amor por mim, pelos Megadeth e por todos vocês, os nossos fãs.

Para os menos atentos, o Kiko teve que abandonar a nossa digressão em Agosto passado para lidar com questões familiares muito importantes“, continua o líder dos MEGADETH. “Ele estava num conflito interno, mas apreciativo quando lhe disse que precisava de cuidar da sua famíliaEle concordou, mas ainda estava preocupado connosco – os fãs e os Megadeth. Na altura disse-lhe que nunca poderia recuperar o tempo perdido com a família, e eu sei disso em primeira mão… Eventualmente, ele concordou.

O Kiko é um profissional de alto nível, um maestro; e quis ter a certeza que não prejudicava os Megadeth“, reitera Dave. “Encontrámos uma solução e um substituto para ele durante esse tempo e foi nessa altura que me apresentou o Teemu Mäntysaari para assumir o lugar. No início, essa situação ia manter-se apenas até a primeira semana de Outubro de 2023. No entanto, as coisas raramente correm como são planeadas. A digressão de 2023 acabou e foi longa e árdua. No ano passado, tivemos uma quantidade substancial de tours e 2024 está a preparar-se para ser ainda mais intenso, com compromissos extensos que vão manter-nos na estrada na maior parte do ano.

Tivemos várias conversas com o Kiko sobre isso e todas foram muito positivas“, conclui o timoneiro dos MEGADETH. “Ele vai continuar em licença prolongada devido aos nossos compromissos pesados e nós vamos seguir em frente com o Teemu Mäntysaari como guitarrista dos Megadeth. Quero agradecer ao Kiko pela dedicação e trabalho árduo nos últimos nove anos, ajudando-nos a conquistar um Grammy com o «Dystopia» e os prémios adicionais que recebemos com este último álbum, «The Sick, the Dying… And The Dead!». Sei que não teríamos conseguido isso sem o Kiko Loureiro.

Recorde-se que, recentemente, os MEGADETH foram confirmados como uma das grandes atracções do EVILLIVƎ FESTIVAL, que regressa à Altice Arena, em Lisboa, nos dias 29 e 30 de Junho do próximo ano. Os ingressos já se encontram à venda nos locais habituais e também no site oficial do evento. Os bilhetes diários custam 65€, o passe de 2 dias tem o preço de 115€.