Dave Mustaine diz que as há muito gravadas pistas de baixo de David Ellefson para o próximo álbum MEGADETH vão ser removidas e regravadas por outro baixista antes do lançamento do álbum. Ellefson gravou as suas faixas de baixo para o décimo sexto álbum dos MEGADETH em Maio de 2020 num estúdio em Nashville, no Tennessee. Pouco tempo depois, elogiou sua actuação no disco, referindo ao programa de rádio Wired In The Empire, da 96.7 KCAL-FM, que a sua química musical com o baterista Dirk Verbeuren era comparável à interacção entre Geddy Lee e Neil Peart nos álbuns clássicos dos RUSH. “Sinto que, neste novo álbum dos Megadeth, eu e Dirk temos os mesmos momentos“, disse o músico. “É MEGADETH – não é RUSH, obviamente – mas no campo do que fazemos, havia esses momentos em que eu ficava apenas a dizer, ‘Oh, meu Deus.’ Este sou eu quando criança, ‘Este é o meu momento Geddy/Neil.'”
Apesar disso, ontem, quinta-feira, 17 de Junho, Mustaine anunciou no seu The Dave Mustaine Show que as faixas de baixo de Ellefson não vão ser usadas no novo disco dos MEGADETH. “Só quero agradecer-vos por todas as palavras e pelo apoio enquanto nos preparamos para esta próxima digressão e continuamos à procura de um novo baixista“, disse o líder dos MEGADETH [disponível no player em cima]. “Estamos a progredir. O álbum está a ser concluído e vamos receber alguém daqui a algumas semanas para substituir as faixas de baixo que tínhamos. O que deve ser relativamente rápido, porque a pessoa com quem estamos a falar é uma um baixista de eleição. E, esperançosamente, isso será uma coisa contínua depois da gravação. Ou encontramos alguém antes da gravação que pode ser o nosso baixista permanente daqui para frente.“
No final de Maio, os MEGADETH separam-se oficialmente do baixista David Ellefson. A notícia foi dada a conhecer num comunicado publicado nas redes sociais da banda, assinado pelo fundador e frontman Dave Mustaine. “Estamos a informar os nossos fãs de que o David Ellefson já não está a tocar com os Megadeth e que estamos a separar-nos oficialmente dele”, começa a declaração. “Não tomamos esta decisão levianamente. Embora não saibamos todos os detalhes do ocorrido, com uma relação já tensa, o que foi revelado agora é suficiente para que seja impossível que o nosso trabalho conjunto siga em frente. Estamos ansiosos para ver os nossos fãs na estrada neste Verão, e mal podemos esperar para partilharmos a nossa nova música com o mundo todo.” “Está quase completo”, diz ainda o músico, referindo-se ao novo álbum do grupo, que foi gravado durante a pandemia.
No passado dia 10 de Maio, Ellefson, o baixista dos MEGADETH, endereçou um vídeo divulgado que mostrava uma alegada interacção online com uma menor, classificando-o como “embaraçoso“. Num comunicado feito através das suas redes sociais, entretanto apagado, o músico, de 56 anos, casado há 27, esclareceu que as imagens do leak não contam a história toda. Noutra declaração separada, a interlocutora corrobora a sua versão dos factos. O vídeo, resultado de um “encontro” online, aparentemente veio à tona durante o fim de semana, mostrando a lenda do thrash em situações omprometedoras. Ellefson reconheceu o seu envolvimento com a mulher, mas esclareceu que ela não era menor de idade, como já tinha sido sugerido nas redes sociais, e que a situação foi totalmente consensual