megadeth

MEGADETH: Mustaine e Friedman juntos no WACKEN OPEN AIR 2023 [pro-shot vídeo]

Os MEGADETH disponibilizaram finalmente o registo profissional da sua colaboração com MARTY FRIEDMAN na edição deste ano do WACKEN OPEN AIR. Confere as imagens em baixo.

Marty Friedman voltou ao palco com os MEGADETH pela segunda vez em seis meses no passado dia 4 de Agosto, no festival Wacken Open Air, na Alemanha. O guitarrista tocou quatro músicas com a sua antiga banda; a saber, «Trust», «Tornado Of Souls», «Symphony Of Destruction» e «Holy Wars… The Punishment Due». Em baixo, podes conferir algumas imagens da actuação filmadas profissionalmente.

O líder do MEGADETH, Dave Mustaine, sugeriu a aparição de Friedman antes da actuação naquele que é o maior festival do género do mundo, escrevendo nas suas redes sociais: “Wacken!!! Certifiquem-se que vão para o palco mais rápido possível. Temos uma surpresa especial que vocês não vão querer perder.

Antes de ter subido ao palco na edição deste ano do Wacken Open Air, cuja organização se viu forçada a reduzir a capacidade do evento de 85,000 para 50,000 pessoas devido às condições metereológicas bem agrestes que se têm abatido sob aquela região da Alemanha, a aparição mais recente de Friedman com os MEGADETH aconteceu no final do mês de Fevereiro durante o primeiro concerto da banda no famoso Budokan, em Tóquio, no Japão e, nessa ocasião, subiu ao palco para interpretar três temas no final do alinhamento principal do concerto: «Countdown To Extinction», «Tornado Of Souls» e «Symphony Of Destruction».

O exímio Marty Friedman separou-se dos MEGADETH no início de 2000, após cerca de uma década como parceiro de trabalho de Dave Mustaine. Vinte e três anos depois, mais concretamente no passado dia 27 de Fevereiro, o guitarrista voltou a subir no mesmo palco que o seu ex-companheiro e, segundo o frontman da banda, o registo desse concerto, que aconteceu em Tóquio, vai ser lançado em breve. Recentemente, Mustaine falou com o Heavy Consequence e fez a revelação. “O Marty estava ‘on fire’, e tocou muito bem“, começou por dizer o músico. “Para ser sincero, todos tocámos muito bem naquela noite, por isso os fãs que estavam lá viram algo mágico e também transmitimos o concerto ao vivo para todo o mundo. Portanto, houve muita gente que viu o que aconteceu e, além disso, temos as gravações de tudo e esperamos lançar algo no futuro – seja em áudio ou vídeo – com a actuação dos Megadeth com o convidado especial Marty Friedman“.

Também recentemente, o líder e estratega da banda recordou o momento do reencontro com Friedman, explicando que “poder ir visitá-lo no seu mundo foi fantásticomas também foi muito fixe vê-lo fora do seu ambiente“. Recordando as horas que antecederam o espectáculo no lendário Budokan, Mustaine detalhou os procedimentos: “Quando chegou, o Marty deu uma série de sugestões sobre coisas que poderiam tornar o concerto realmente incrível e quis passar pelas músicas todas, por isso tocámo-las várias vezes para garantir que tudo estava bem ensaiado. E claro, o Marty, sendo o Marty, hipnotizou-nos a todos, inclusive a mim. Por outro lado, foi um pouco difícil vê-lo a fazer o meu trabalho, mas a verdade é que eu só queria sentar-me ali e ver o Kiko e o Marty tocarem juntos porque eles… Bem, porque são dois dos maiores guitarristas do rock pesado e do metal actualmente. Vê-los aos dois, a tocarem juntos, foi notável.