MEGADETH

MEGADETH: O concerto no Estádio Nacional, em 2022, visto pelos olhos dos fãs [vídeos]

Os MEGADETH regressam a Portugal em 2024 para uma actuação no EVILLIVƎ FESTIVAL. Recorda aqui a última passagem da banda liderada por Dave Mustaine pelo nosso país.

30 de Junho de 2002. Arranca mais uma edição do VOA – Heavy Rock Festival e, num cartaz que, no dia inaugural, contou com a participação dos GOJIRA, KREATOR, KVELERTAK e BIZARRA LOCOMOTIVA, os MEGADETH brilharam com uma força considerável. É certo que, por esta altura, é do conhecimento geral que a banda é Dave Mustaine acompanhado por uma série de músicos topo de gama contratados, mas ainda não tínhamos tido oportunidade de comprovar é que a formação que apresentaram nesta ocasião, no Estádio Nacional, é a mais forte que tiveram nas últimas décadas, executando de forma incrivelmente limpa o metal de precisão, muitas vezes singular, que sempre caracterizou o grupo de Los Angeles.

O concerto começou de forma apoteótica com a colossal «Hangar 18», mas os músicos receberam uma recepção mais fria logo ao seu segundo tema, «Dread And The Fugitive Mind», que a espaços soa como uma revisão de uma canção bastante melhor, a «Sweating Bullets», que por acaso até foi tocada mais à frente no alinhamento. «She Wolf» e a instrumental «Conquer… Or Die!» soaram algo supérfluas ao lado das mudanças de ritmo selvagens de «Tornado Of Souls» e «Dystopia».

Por seu lado, a roqueira «Trust» e a balada «A Tout Le Monde» estiveram ali no limiar do bocejo, mas os MEGADETH atirarem-se rapidamente à santa trindade composta por «Symphony Of Destruction», «Peace Sells» e «Holy Wars… The Punishment Due», com as cabeças do público a balançarem em aprovação.

Por esta altura, bastava olhar à volta para perceber que, dê lá por onde der, não é provável que vejamos um espectáculo desta gente em que não toquem esses três temas. Apesar de alguma previsibilidade, e dos altos e baixos, há, no entanto, algo importante e indiscutível a reter: Dave Mustaine é um estadista do thrash, merece recolher todos os elogios possíveis por ter escrito alguns dos melhores riffs e solos do género (incluindo a fase em que esteve na outra banda cujo nome começa por M e que, para manter o respeito, não vamos nomear aqui), e sempre aderiu a um sentido inabalável de cuidado musical.

Além disso, é um sobrevivente como poucos – da dependência de drogas, dos danos nos nervos na mão que quase o tornaram permanentemente incapaz de tocar guitarra e de um cancro que aprofundou um pouco o seu excêntrico registo vocal. Que, aos 60 anos, ainda suba a um palco, como fez nesta ocasião, para cuspir thrash complexo com uma atitude capaz de fazer corar músicos com metade da idade, é, sem margem para dúvidas, um feito espantoso. Em baixo, podes conferir alguns vídeos da actuação dos MEGADETH, captados pelos fãs na plateia.

No dia 30 de Junho, os MEGADETH sobem ao palco do EVILLIVƎ FESTIVAL e, na bagagem, trazem pela primeira vez ao nosso país os temas do novo «The Sick, The Dying… And The Dead!» e um repertório de clássicos transversal a várias gerações. Formados em 1983 pelo guitarrista e vocalista Dave Mustaine, são uma das bandas de thrash mais bem-sucedidas dos 80s e, com um som implacável, assinaram vários LPs clássicos. O «Peace Sells… But Who’s Buying?», o «Rust In Peace» e o «Countdown To Extinction» são marcos de todo um estilo e venderam milhões de cópias.

Os bilhetes para a edição de 2024 do EVILLIVƎ FESTIVAL já se encontram à venda nos locais habituais e no site oficial do evento. Os bilhetes diários custam 65€, o passe de 2 dias tem o preço de 115€.