MEAT LOAF

MEAT LOAF e a sua presença soberba (também) no grande ecrã

Além de ter sido um dos cantores que mais discos vendeu, MEAT LOAF também foi actor e conseguiu criar personagens icónicos em vários filmes de culto. Hoje, recordamos os de maior peso.

MEAT LOAF, o famoso músico norte-americano que faleceu a 20 de Janeiro de 2022, certamente fica para a história essencialmente pelo sucesso de «Bat Out of Hell», álbum com o qual se estreou como cantor em 1977 e que vendeu milhões de cópias em todo o mundo, atingindo a marca de multi-platina. Porém, em 1975, ele foi Eddie, no icónico Rocky Horror Picture Show. O proto motorista da UBER que acaba servido à refeição.

«Hot Patootie-Bless My Soul» é um dos temas mais rock do filme e precursor do que viria a seguir, um par de anos mais tarde, naquele tão bem sucedido disco de estreia. Arrancava aí uma carreira como actor, muitas vezes interrompida pela de cantor, outras feitas em paralelo, que se prolongaria por mais de 50 participações em filmes e séries. O hoje esquecido «Roadie», por cá com o título «Roadie – Os Loucos Caminhos do Rock», de 1980, misturava a sua carreira de cantor com a de músico, encarnando o papel de Travis W. Redfish, jovem apaixonado por uma groupie que se converte em roadie para a poder seguir.

A fama de MEAT LOAF, graças ao sucesso de, lá está!, «Bat Out Of Hell», permitiu que, com o seu papel principal, reunisse no elenco diversos nomes mais ou menos sonantes da música. Que outro filme se pode orgulhar de juntar Roy Orbison, Hank Williams Jr., Debbie Harry, Alice Cooper ou Peter Frampton? Como um dos objectivos de Lola Bouilliabase, a groupie no filme, é um encontro com Cooper, este não só interpreta um tema como protagoniza algumas das cenas mais interessantes.

Tal como a carreira enquanto vocalista, a década de 80 e de 90 seriam um pouco mais obscuras e MEAT LOAF trabalharia em obras menores. No entanto, em 1999, a sua personagem de Bob, no filme «Fight Club», ou «Clube de Combate», trouxe-lhe alguma atenção, numa fase em que o músico tinha perdido bastante peso. Por essa altura passou a actuar sobre o nome Meat Loaf Aday.

O resto da sua carreira seria preenchida por papéis menores em filmes de pouca relevância, como «Extreme Dating», «Chasing Ghosts» e «BloodRayne», entre outros. O percurso como actor termina com uma última participação na série «Ghost Wars», em que interpretou a personagem de Doug Rennie ao longo de sete episódios.