Será que os TOOL vão ser mais rápidos que com o «Fear Inoculum»? Segundo MAYNARD JAMES KEENAN, esse é o objectivo.
Actualmente, quiçá devido à idade dos seus elementos, os TOOL parecem estar a operar com um senso de urgência pouco comum. Numa entrevista recente, Justin Chancellor, o baixista da banda californiana, disse o seguinte: “O Danny Carey já tem 62 anos, portanto não estamos a pensar demorar treze 13 anos se quisermos lançar um novo álbum. Temos, inclusivamente, andado a discutir formas de fazer acontecer algo novo o mais rapidamente possível.”
No entanto, como será que o resto da banda se sente relativamente à opinião de Chancellor acerca desse assunto? Segundo Maynard James Keenan, o cantor dos TOOL, numa entrevista à Metal Hammer, parece que há definitivamente um acordo abrangente para fazer as coisas acontecerem mais rapidamente. “Bem, os TOOL são uma fera muito mais complicada, com muitos egos e muitas outras coisas a acontecer sempre nas nossas vidas pessoais”, começou por dizer Keenan.
“No entanto, a criatividade está aí, as músicas e as ideias podem fluir e as discussões acontecem. Assim que superarmos as discussões, podemos fazer as merdas acontecerem! [risos] Acho que podíamos fazer isso com mais eficiência. E acho que todos concordam que precisamos superar isso, porque não podemos arrastar isso por mais 14 anos”, concluiu MAYNARD JAMES KEENAN.
Por seu lado, Adam Jones acrescentou: “A maioria das pessoas que ouvimos a falar sobre essas coisas – tipo, perguntam quando sai o próximo disco e, cinco minutos após terminarmos, já nos estão a perguntar sobre o próximo. Portanto, é impossível fazer as pessoas felizes. Temos uma abordagem muito egoísta à arte. E essas são as nossas regras. Quando se começa a tentar fazer as pessoas felizes, já estamos a perder. Estamos a perder aquele fogo dentro de nós, a razão por que fazemos o que fazemos.”
Uma coisa é certa, mesmo que estes planos possam eventualmente ir “pelo cano”, parece que as muito esperadas reedições em vinil do fundo de catálogo dos TOOL estão quase concluídas, o que vai manter os fãs ocupados durante algum tempo.
Recorde-se que a banda liderada por Keenan deu início à sua mais recente digressão de apoio a «Fear Inoculum», lançado em 2019, no início de Janeiro, na CFG Bank Arena em Baltimore, no Maryland, com um alinhamento de onze temas. Um fã presente no primeiro espectáculo da banda californiana em 2024 ainda conseguiu quebrar as regras e gravar um excerto de «Pneuma» antes de ser apanhado pela entourage da banda.
Naquele que foi o espectáculo inaugural da tour, não houve muita variação em relação aos alinhamentos do ano passado, já que os TOOL continuam a dar grande ênfase ao material mais recente, apresentando seis temas de «Fear Inoculum». Todos os outros álbuns de estúdio da banda foram representados numa capacidade menor, no entanto, com os quatro músicos a interpretarem duas canções de «10,000 Days» e uma de «Aenima», «Lateralus» e «Undertow».