O quarto álbum de estúdio dos MASTODON, «Crack The Skye», completou dez anos no dia 24 de Março e a banda está a celebrar a efeméride com um documentário que mostra a criação do álbum. A sexta parte deste curioso “olhar para trás” já está disponível online e pode ser vista em baixo.
Este documentário não é, no entanto, a única manobra celebratória que o grupo tem reservado para o aniversário do álbum, já que o vão interpretar na íntegra em todas as datas da The Unheavenly Skye Tour, que conta com os COHEED AND CAMBRIA e EVERY TIME I DIE como bandas de suporte.
“Foi uma honra termos tido oportunidade de trabalhar com um produtor tão lendário como o Brendan, que já fez discos com o Bruce Springsteen, Pearl Jam, Korn, Rage Against The Machine, Black Crowes“, disse recentemente o baixista e vocalista Troy Sanders à LOUD! sobre o disco de 2009. “E foi só nesse álbum que percebemos o que era trabalhar com um produtor a sério.
Fomos para o estúdio e ele estava cheio de ideias fantásticas; é um músico óptimo e tem uma colecção fantástica de material, guitarras, pedais, amps, tudo vintage, que tivemos oportunidade de usar. Depois, o Brendan tocou piano e mellotron em alguns temas, e incentivou-nos a experimentar, a ir mais além. Em termos líricos, é um álbum intenso, porque o Brann decidiu escrever sobre o suicídio da irmã… Expusemos-nos como nunca tínhamos feito antes, mas criámos uma história fantástica, com o seu quê de bizarro, que foi influenciada pelos nomes maiores do rock progressivo. Em retrospectiva, acho que foi o álbum mais importante da nossa carreira.”