mantar

MANTAR: De regresso com o petardo «Valhalla Hammering» [estreia]

Os contundentes MANTAR voltam à carga com sete minutos de riffs demolidores.

Sem que nada o fizesse prever, pouco mais de um ano após a edição do muitíssimo aplaudido «Pain Is Forever And This Is The End», os MANTAR estrearam um novo single, intitulado «Valhalla Hammering», que já pode ser escutado no player em baixo. Com sete minutos de duração total, o tema vai certamente agradar a qualquer fã old school do material mais sombrio e contundente da infernal dupla formada por Hanno Klänhardt e Erinc Sakarya.

A «Valhalla Hammering» é uma daquelas canções pelas quais nos apaixonámos instantaneamente, mas não chegou a entrar no álbum do ano passado“, explica Hanno. “É daquelas canções que não escrevemos para criar um ‘clássico instantâneo’, mas apenas para nos divertirmos como compositores. Tem cerca de 7 minutos de duração, mas gostámos do conceito de metermos todas as músicas mais cativantes e directas no último álbum, por isso não encontrámos lugar para este tema naquele alinhamento.

Na verdade, eu sabia que provavelmente não a acabaria antes de terminar o álbum e já tinha em mente lançá-la algum tempo depois da edição do «Pain Is Forever And This Is The End» para mostrarmos algo completamente diferente quando déssemos o próximo passo. É sempre bom causar alguma confusão.

Os primeiros dois minutos do tema são uma espécie de homenagem aos nossos primeiros dias, quando o doom era mais importante para nós“, continua o músico. “É algo que remete, por exemplo, para a última música do nosso primeiro álbum, a «March Of The Crowes». As pessoas costumavam dizer que esse tipo de compassos lentos e SUPER pesados nos assentavam bem, mas nós também sempre fomos orientados para a melodia, por isso tentámos reunir o melhor desses dois mundos na «Valhalla Hammering».

É uma canção lenta, com um groove pesado e um refrão cativante. Além disso, temos um solo de flauta por volta dos 5 minutos e isso pode muito bem ser considerado o ponto alto da nossa carreira como compositores“.

Seguindo o mote da representação áudio visual de «Odysseus», tema que apresentou ao mundo a estética bem retorcida de «Pain Is Forever And This Is The End», o vídeo-clip de «Valhala Hammering» revela-se quase tão alucinante quanto a própria música. Baseado num documentário realizado pelo muito aplaudido artista neerlandês Willehad Eilers, também conhecido como Wayne Horse, o resultado acaba por ir muito além de um clip musical normal e consegue transportar o ouvinte para um pesadelo psicadélico com poucos precedentes.