LYNYRD SKYNYRD

RETROVISOR: Lynyrd Skynyrd, «Free Bird» @ Knebworth Fair | 21.08.1976 [vídeo]

Hoje passam 46 anos desde o acidente de avião que vitimou Ronnie Van Zant, o cantor dos LYNYRD SKYNYRD, e cinco outras pessoas. No ano anterior, os ‘rednecks’ norte-americanos assinaram uma actuação inesquecível em Knebworth.

Algures em Londres, o punk começava a marcar presença, mas festivais como Knebworth ainda celebravam o rock dos grandes espaços. Em 1976, o cartaz oferecia THE ROLLING STONES, HOT TUNA e 10CC, além de uns rednecks norte-americanos, pouco conhecidos na Europa. Era natural que assim o fossem, pois o primeiro trabalho era de 1973 e, embora já contando com quatro discos à altura, os LYNYRD SKYNYRD tinham nos Estados Unidos, onde eram multiplatina, o seu principal campo de acção.

Até aqui, nada de especial, e naquele dia todos esperavam por Jagger e companhia. Os promotores falam em 100.000 pessoas, os ROLLING STONES referem algo próximo dos 150.000 e há quem estique até aos 300.000. De qualquer forma, eram muitos os que aguardaram pelos cabeças-de-cartaz, sentados a beber cerveja e a aguentar os grupos que iam e vinham. Isso percebe-se bem na primeira parte do vídeo que hoje partilhamos, com o público sentado enquanto os LYNYRD SKYNYRD tocam a balada «Free Bird».

Mas quem conhece alguma das várias versões deste tema, sabe que é algo que se descreveria como “dois em um”, pois à balada cola-se um tema rápido, em crescendo, que faz entender o porquê de haver três guitarras nesta formação dos LYNYRD SKYNYRD.

E é no panorama campestre de tarde de Agosto, com aviões a voar, que se desenrola o tema, até que o crescendo musical levanta todos, enquanto o malogrado Ronnie Van Zant serve de maestro e posiciona os músicos na frente de palco e incentivando a moverem-se até onde os cabos permitem. 

Ao fim de treze minutos do tema, já todos estavam de pé e Knebworth ficou para sempre ligado aos LYNYRD SKYNYRD, que abruptamente terminariam no ano seguinte, após um brutal acidente de aviação. Os ROLLING STONES? Entrariam em hibernação até aos anos 80!